2
respostas

Tutoriais, bootcamps e outros materiais

Olá Alex.

Concluí todos os seus 7 cursos atualmente aqui no Alura a respeito de Kotlin e gostaria de saber se, além da documentação oficial, você recomenda algum outro material para que eu possa alcançar o próximo nível no desenvolvimento Kotlin.

Seja com o foco em back-end, seja Android nativo ou até mesmo KotlinJS (com integração com React e React Native, assunto que muito me interessa).

Obrigado.

2 respostas

Oi Andre, tudo bem?

No momento estamos criando mais conteúdo de Kotlin no momento, porém, dado o seu interesse em conhecer mais sobre a linguagem, a minha primeira recomendação é que confira mais conteúdo na documentação mesmo, como por exemplo, pegar um tópico mais avançado como reflection e estudá-lo, seja apenas uma leitura ou escrever códigos.

Outro ponto é verificar conteúdos mais direcionados para Android, na página do Android Developers tem alguns cursos e bootcamps gratuitos que pode estudar. O foco deles é no Android, então tem a parte mais básica de Android e tem o avançado.

Outro ponto que pode focar, é no overview da documentação, como por exemplo, o de back-end. Nele tem uma lista de frameworks comuns para esse ambiente e outros.

Uma outra leitura que recomendo também é da convenção de escrita de código. De resto é tudo uma questão do seu foco de aprendizado, pode fazer leituras de artigos, como é o caso do coroutines ou coisas do gênero.

[]s

Olá Alex, tudo bem.

Com relação ao aprendizado da linguagem em si já cataloguei alguns materiais, inclusive os primeiros que estou consumindo são justamente os seus artigos do Medium! Mas encontrei além desse bootcamp do Android Developers, alguns da Udacity também.

Já no contexto de Kotlin/Android sei que a JetBrains tem uma atenção especial para a integração com o React (https://github.com/JetBrains/kotlin-wrappers, https://github.com/JetBrains/create-react-kotlin-app), e a própria documentação oficial tem um tutorial nesse sentido (https://kotlinlang.org/docs/tutorials/javascript/react-and-kotlin-js.html).

Uma das minhas intenções era saber se você teria algum conhecimento em como juntar Kotlin com React-Native, pois fazer GUI em arquivos .xml sempre me desmotivou em aprender Android (quando trabalhava com Hibernate 2 e seus .xml era osso...).

Pesquisando a respeito não encontrei libs que fizessem Wrapper ou DSL do React-Native para o Kotlin (e até entendo a JetBrains não ir por esse caminho).

Foi aí que fuçando a página do Developers acabei encontrando o Jetpack Compose (https://developer.android.com/jetpack/compose). Habemus agora uma maneira de fazer UI programaticamente ("a la html/css/javascript").

Eu sabia que o Kotlin tinha o seu lugar mas agora, nesse contexto, entendi perfeitamente porque são "Concise, Safe, Interoperable and Tool-friendly".

No mais, obrigado pela qualidade de seus materiais (cursos do Alura, artigos), pela rapidez e eficiência na resposta.

[]'s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software