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Tudo o que vai volta!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'green';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var sentido = 1;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        if (x > 600) {
            sentido = - 1
        } else if (x < 0) {
            sentido = 1;
        }
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x = x + sentido;

    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>
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Olá, Evellyn! Tudo bem?

Excelente solução. Parabéns!

Nos procure aqui no fórum caso tenha qualquer dúvida!

Continue praticando e bons estudos!

Abraços.

não estava conseguindo pensar nessa solução da variavel sentido, então fiz uma gambiarra, a bola desce um pouco mais cheguei a conseguir fazer ela ir e voltar.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var y = 20
    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
        if(y==20){
            x++;
        }
        if(x>580){
           y=21
        }
        if(y==21){
            x=x-1

        }
        if(y==21 && x==20){
            y=20
        }

    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>