Olá, td bem? Eu gostaria de saber qual a melhor forma de checar o tamanho dos meus arquivos e do banco de dados.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, td bem? Eu gostaria de saber qual a melhor forma de checar o tamanho dos meus arquivos e do banco de dados.
Oi, Daniel! Tudo bem sim, obrigada por perguntar. E com você?
Para checar o tamanho dos seus arquivos e do banco de dados, você pode utilizar algumas consultas no próprio MySQL.
Você pode utilizar o comando SHOW TABLE STATUS seguido pelo nome da tabela desejada. Por exemplo, se você quiser verificar o tamanho da tabela "clientes", você pode executar o seguinte comando:
SHOW TABLE STATUS LIKE 'clientes';
Esse comando irá retornar diversas informações sobre a tabela, incluindo o tamanho em bytes. Você pode encontrar essa informação na coluna Data_length.
Agora, se for para verificar o tamanho total do banco de dados, você pode utilizar o comando SHOW TABLE STATUS sem especificar uma tabela. Por exemplo:
SHOW TABLE STATUS;
Se outra dúvida surgir, estamos aqui! :)
Abraços e bons estudos!