1
resposta

TRY & CATCH

Então guilherme, não sei se entendi muito bem essa parte de exceções com try e catch, mas qual a finalidade de estar sempre usando exceções num código, sabendo-se que o erro tbm, nos trará uma boa ideia de como resolve-lo?
estou começando a aprender c# então não sei se a pergunta teve coerência.kkkk mas é isso ai.
1 resposta

Olá Marcos, tudo certo?

Conforme o sistema cresce, também cresce a chance de algo dar errado e surgir os bugs.

O uso do try..catch é a chance de corrigir esses problemas e não "quebrar" a aplicação quando alguém usar.

Um uso bem simples do dia a dia é com o uso de banco de dados. E se não existe nenhum dado na tabela do seu banco de dados? E se não retornar nenhum valor, como era esperado? E se seu sistema não conseguir conectar ao banco de dados porque o servidor de dados travou?

Essa é uma medida preventiva com problemas possíveis que podem (e vão) acontecer. Ao invés de entregar o erro para o usuário, você faz algum processamento a partir deste erro e entrega algo para o usuário que não seja um SqlException, que isso não quer dizer absolutamente nada para o usuário final. É muito melhor entregar uma mensagem de instrução para o usuário, gravar um log com todos os erros e enviar uma mensagem para os responsáveis do servidor de dados, reportando que eles tem um problema para cuidar.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software