Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Trolls numa instituição política e/ou de governo

E quando estamos administrando as redes de uma instituição política? Ali, a fronteira entre genuíno e troll é menos clara. Gostaria de ouvir opiniões.

4 respostas

Oi Claudia,

Você tem um exemplo mais específico para compartilhar conosco?

Oi Claudia,

Você tem um exemplo mais específico para compartilhar conosco?

Tenho vários. Mas vamos usar um de hoje, no Facebook da Câmara dos Deputados: https://www.facebook.com/camaradeputados/posts/1528347263929139

Esse é um post sobre o início dos trabalhos legislativos deste ano, com uma imagem e a seguinte chamada:

Hoje a Câmara e o Senado Federal abrem os trabalhos legislativos. Fique por dentro de tudo que acontece no Congresso Nacional. Acesse o site: goo.gl/eeEqQ5

Tem 13 comentários. Alguns são sugestões de assuntos a serem tratados, mas outros são assim:

Carlos Concurseiro Um órgão que custa muito aos cofres públicos,extremamente ineficiente os senadores grande parte com acusações de corrupção,muitas já comprovadas,mas são favorecidos pelo foro e pelo amigos senadores. Ganham muito e trabalham pouquíssimo,não mereciam nem 10 dias de férias.Tô torcendo pelo fim do auxílio moradia é apenas umas das inúmeras mordomias dos políticos que está passando da hora de ser extinta.

Norberto M Ribeiro Trabalham pouco e ganham muito ! Cadê a jornada de 44 horas semanais e 30 dias de férias por ano ?

Luciano Angelo Nem precisavam retornar só pensam nos seus próprios interesses e querem que o povo se dane, não à reforma da previdência

Clóvis Júnior Podiam ficar fechados o ano todo haha

solução!

Oi Claudia,

Entendi... Esses casos são sempre delicados. Se bloquear o usuário e ele for troll ele pode voltar através de outro perfil mais zangado ainda.

Você já experimentou clicar do lado direito nos três pontinhos na opção ocultar comentário? Sinceramente não sei se resolve muito, mas é uma opção.

Vale a pena lembrar que administrar redes sociais requer paciência porque sempre vai ter aqueles perfis que adoram "atasanar" os outros.

Você tem como conversar com alguém dai para ver se estabelece um critério para lidar com esses casos?

Até pouco tempo atrás eu seguia um político de SP no Facebook e ele tinha vários elogios (todos recebiam respostas da equipe desse político) e não via muitas críticas, quando via, a equipe dele respondia que eles estava focados em prestar o melhor serviço à população e etc... Pela minha experiência, quanto mais respondermos aos trolls, mais eles se inflamam, dando mais trabalho porque tanto eles como outros perfis reais insatisfeitos não vão parar enquanto não disserem tudo o que pensam e fica difícil reverter uma situação onde a pessoa está zangada com um "conte-me por mensagem qual é o seu problema que vamos tentar te ajudar".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software