Demonstrando meu código:
<style>
main{
height: 100vh;
display: flex;
justify-content: center;
align-items: center;
}
</style>
<main>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
</main>
<script>
function desenhaPonto(evento){
var x = evento.x - tela.offsetLeft;
var y = evento.y - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCor];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function mudaCor(evento) {
if (indiceCor < 2) {
indiceCor++;
} else {
indiceCor = 0;
}
return false; // Cancela menu contextual do botão direito
}
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
var cores = ["blue", "red", "green"];
var indiceCor = 0;
pincel.fillStyle = "gray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle = cores[indiceCor];
tela.onclick = desenhaPonto;
tela.oncontextmenu = mudaCor; // Função por clique do botão direito do mouse
</script>