Bem vou compartilhar com vocês a forma que usei para implementar o exercício:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
function desenhaBandeiraBrasil(){
pincel.fillStyle="green";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle="yellow";
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(300, 50);
pincel.lineTo(50, 200);
pincel.lineTo(550, 200);
pincel.fill();
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(50, 200);
pincel.lineTo(300, 350);
pincel.lineTo(550, 200);
pincel.fill();
pincel.fillStyle = 'darkblue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(300, 200, 100, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaBandeiraAlemanha(){
pincel.fillStyle = 'black';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 133);
pincel.fillStyle = 'red';
pincel.fillRect(0, 133, 600, 133);
pincel.fillStyle = 'yellow';
pincel.fillRect(0, 266, 600, 133);
}
var troca = 1;
function trocaBandeira(){
if(troca <= 1){
desenhaBandeiraBrasil();
troca++;
} else if(troca >= 2){
desenhaBandeiraAlemanha();
troca--;
}
}
setInterval(trocaBandeira, 300);
</script>
Eu só uso o:
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
No inicio e da certo, eu não coloco ele sempre que chamo uma função de desenho, talvez esteja fazendo algo errado.
E a troca da bandeira eu consegui pensar assim:
var troca = 1;
function trocaBandeira(){
if(troca <= 1){
desenhaBandeiraBrasil();
troca++;
} else if(troca >= 2){
desenhaBandeiraAlemanha();
troca--;
}
}
setInterval(trocaBandeira, 300);
Menos elegante mais funcional rsrs.