Olá pessoal,
Eu consigo alterar a minha senha de acesso sem saber qual é a senha atual?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal,
Eu consigo alterar a minha senha de acesso sem saber qual é a senha atual?
Olá, Matheus!
Sim, você pode alterar sua senha de acesso sem saber a senha atual, mas isso dependerá de ter as permissões adequadas para realizar essa ação. No Linux, se você tiver acesso ao sudo, pode redefinir a senha de qualquer usuário, incluindo a sua, sem precisar da senha atual. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:
Abra o terminal.
Use o comando sudo para acessar as permissões de superusuário. Digite:
sudo passwd seu_nome_de_usuario
Substitua seu_nome_de_usuario pelo seu nome de usuário real.
O sistema pedirá que você digite uma nova senha e, em seguida, confirme essa senha.
Lembre-se de que para usar o sudo, você precisará saber a senha do usuário que tem privilégios de superusuário. Se você não tiver essas permissões, pode ser necessário entrar em contato com o administrador do sistema para ajudar na redefinição da senha.
Bons estudos!
Boa tarde Matheus, espero que esteja bem!
Caso a resposta acima não tenha resolvido, provavelmente você não tem acesso ao root e ao seu usuário com poderes de sudo, sendo assim, você precisará utilizar o GRUB para redefinir essas senhas, isso pode ser feito seguindo o passo a passo disponível na gcore.com: