Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Troca de IP a cada vez que ligo o PC

Boa noite, eu estava realizando o curso semana passada, tive que dar uma pausa, e quando fui retomar, fiz os mesmos passos porque o antigo endereço SSH que eu havia registrado estava dando Time Out, fui verificar na VM e ele havia trocado, é normal? Há alguma forma de deixar fixo?

1 resposta
solução!

Olá Gabriel, tudo bem?

Sim, é normal que o endereço IP da sua máquina virtual mude a cada vez que você a liga. Isso acontece porque o IP é atribuído dinamicamente pelo DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts) do seu roteador ou servidor.

Para deixar o IP fixo, você pode configurar um endereço IP estático na sua máquina virtual. Para fazer isso, você precisa editar o arquivo de configuração de rede da sua distribuição Linux. O caminho do arquivo pode variar dependendo da distribuição que você está usando.

Por exemplo, se você estiver usando o Ubuntu, pode editar o arquivo /etc/network/interfaces. Adicione as seguintes linhas ao arquivo para configurar um endereço IP estático:

auto eth0
iface eth0 inet static
address <endereço_IP>
netmask <máscara_de_rede>
gateway <endereço_do_gateway>

Substitua <endereço_IP>, <máscara_de_rede> e <endereço_do_gateway> pelos valores correspondentes da sua rede. Salve o arquivo e reinicie a máquina virtual para que as alterações entrem em vigor.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software