Exercite a compreensão empática para entender o conflito; Nesse ponto é importante identificar o conflito, compreendê-lo e tentar se colocar no lugar do outro (empatia) para tentar ter sua visão sobre o assunto. O importante aqui é estar aberto e não com uma opinião formada, o que não vai funcionar realmente, por não ser empatia em si.
Utilize a comunicação mediadora para afastar os ruídos da conversa; Aqui é importante pensar em como abordar o conflito para além do fato em si, mas também cuidando das palavras, do tom de voz e das expressões corporais. É preciso estar plenamente presente no momento para melhor mediar o conflito e as pessoas se sentirem realmente ouvidas e acolhidas, compreendidas em suas questões, tendo clareza que o objetivo é sanar aquele conflito em específico..
Construa bons relacionamentos interpessoais. Essa construção requer inteligência emocional, com a identificação das emoções e sentimentos gerados por um gatilho, de forma a se autoconhecer e gerenciar quando uma situação parecida ocorrer novamente. Assim, torna-se possível a construção de um relacionamento produtivo, a partir do momento que a pessoa se torna menos reativa e mais presente, aberta ao diálogo e à empatia e compaixão. Por fim, em relações já desgastadas é importante fazer uma limpeza, estando aberto a conversar sobre o conflito, a ouvir críticas, ceder, quando necessário, sendo racional e atentando-se ao conflito em si e tendo a intenção real de resolver a questão e não ter a razão em si.