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Treinando com p5js o aprendizados deste curso.

Olá pessoal,

Com base no curso Jogos clássicos, decidi treinar com joguinho no p5js, ajudando um aluno da minha irmã que é professora de alfabetização.

Ele tem uma doença rara no sistema nervoso, que compromete a parte motora, mas o garoto tem a cognição preservada. Minha irmã acha que pode ajudar-lo a aprender a escrever primeiro no teclado, pois é uma barreira menor do que a escrita a mão para ele.

Pois bem, para ajusdar este aluno a treinar coordenação motora com a teclas, fiz com base no treinamento da formação iniciante em programação, um joguinho da chuva de Letras e numeros, onde cai pingos com Letras e numeros e com o input certo, faz pontos.

A dúvida que gostaria de tirar é com relação ao input do teclado maiúsculo. gostaria que indepente da entrada maiúsculo ou minúsculo, acertasse.

Como está agora, o jogo fica funcional com caps lock ligado.

Compatilho aqui o joguinho do p5js.

E claro, por fim uma avaliação do programa.

Obrigado!

"Sou lento, mas sou constânte..."

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solução!

Olá, Davilson! Como vai você?

Que história incrível! Seria maravilhoso também se você compartilhasse essa experiência com as redes sociais da Alura para que outras pessoas se inspirem nessa iniciativa.

Recentemente eu encontrei um software desenvolvido especialmente para pessoas que possuem mobilidade reduzida ou são tetraplégicos, que é o Xulia. Esse programa funciona como um mouse e teclado via comando de voz, então é fantástico pois possibilita o acesso à computadores e até pode ser útil para pessoas que querem aprender a programar.

Gostaria de parabenizá-lo, pois além da criatividade, o seu jogo ficou muito funcional e acredito que é bastante útil até mesmo para pessoas que não possuem dificuldades motoras (inclusive vou jogar com minha filha :D!!). O código está legível e seu projeto é uma verdadeira aula de desenvolvimento de jogos, a única coisa que posso sugerir é substituir a imagem do background por uma sem a logomarca :).

Seu projeto ESTÁ SENSACIONAL, parabéns mesmo!!!!

Em relação a sua dúvida, eu tentei modificar as variáveis mas acredito que a alteração realmente precisa ser feita no input. O método Key do p5.js funciona normalmente como Case Sensitive (isso signifca que ele consegue identificar e diferenciar as letras maiúsculas e minúsculas). No entanto, há um outro método que é o KeyCode, ele funciona capturando o valor de cada tecla e não é Case Sensitive

Por exemplo: a letra "a" possui o código 65, esse mesmo código é utilizado para fazer referência a letra "A".

A lógica vai ser um pouquinho diferente mas acredito que irá funcionar.

Fico no aguardo, tudo bem? Tenho absoluta certeza que você irá fazer a diferença no mundo por meio da tecnologia, continue com esse foco que voará muito longe!

Um grande abraço, parabéns novamente e até breve!!!

Olá camila.pessoa.

Obrigado pelo feedback.

Gostaria de compartilhar para que sua filha brinque com uma versão um pouco melhorada, e que se adapta com o "nível" da criança. O jogo começa com 1 pingo e conforme acertos, vai até 5 pingos, e depois fica mais rápido. Jogo chuva de letras e números.

Código do p5.

Pois como vc mesmo notou, minha irmã vai deixar para todos os alunos dela, claro além do trabalho com o aluno que motivou a fazer o jogo.

Sobre redes sociais, sei que vou parecer um alienígena, "ok boomer" 🙄 , "cringe", ou toda sorte de termo. rs! Mas não sou ativo nas redes sociais. como vc achou um conteúdo para inspirar outras, se quiser, fique a vontade para compartilhar nas redes da Alura.

Sobre o código aceitar como entrada "a" ou "A". revisei em aulas anteriores o método .toLowerCase(), assim só adicionei um passo a mais de comparação transformando o input em LowerCase, e resolveu. Vou testar também o KeyCode.

Mais uma vez, muito obrigado pelo retorno, pois sempre aprendo muito no forum.

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