Bom dia, depois de alguns meses estudando, finalmente fui aprovado em um processo seletivo/treinamento e estou iniciando minha carreira na área de desenvolvimento de software como trainee! Neste processo não existiam números de vagas e o critério para a continuação da próxima etapa era de acordo com o seu rendimento nas apresentações, provas práticas e teóricas, sobre o treinamento dado. A duração do treinamento foi de 70 dias, dividido em 4 módulos:
1º - Comandos básicos de linux, controle de versionamento com git, github, modelagem de APIs com Swagger 2.0, aproveitando para entender a importância do contract-first. 2º - Frontend: vimos sobre HTML, CSS (onde aprendemos, por exemplo, sobre pesos, posicionamento dos elementos utilizando position, flex-box, layout responsivo e outros detalhes), Javascript, ECMA6 e suas boas práticas, ReactJS (conceito de componentização, como utilizar state, props, criação das rotas, axios e hooks). 3º - Devops: noções da arquitetura linux e shell, como “isolar” ambientes utilizando docker e gerenciando a partir do docker compose, além de falarmos bastante sobre Cloud (utilizando a Google Cloud Platform) e Kubernetes para gerenciar cluster de containers (criamos pods, deploys, services e virtual-service através de arquivos yml). 4º - Backend: Foi fornecida a documentação de uma API no Swagger e optei para o desenvolvimento a utilização da linguagem Java com Spring Boot, Maven, Hibernate e JUnit e para a persistência de dados o postgresql. Com os conceitos aprendidos em devops criei uma imagem para buildar e executar a API e um docker-compose para orquestrar e subir os containers da aplicação e do banco de dados.
Finalmente a grande dúvida, como colocar este treinamento full stack no linkedin? Conta como experiência de trabalho?