Dúvida
No texto abaixo foi o exemplo Prático:
Vamos considerar um sistema de biblioteca. Uma regra de negócio pode ser que "um usuário pode pegar no máximo 5 livros por vez". No modelo conceitual, isso influencia:
A criação de uma entidade Usuário e uma entidade Livro. Uma relação entre Usuário e Livro que permite associar múltiplos livros a um único usuário. Uma restrição na relação que limita o número de livros associados a um usuário a no máximo 5.
Minha dúvida, essa regra de negócio de que um usuário pode ter no máximo 5 livros emprestados, fica descrito somente no modelo conceitual ou vai além e isso deve ter como uma regra de negócio em tabelas?
Pergunto porque fazem anos que não atuo no desenvolvimento de software e estou me atualizando novamente e na época que eu desenvolvia a regra de negócio estava presente no código, claro que eu tenho que tenho que informar em um campo da tabela a quantidade de livros que um usuário pode ter emprestado ao mesmo tempo e que a aplicação irá ter uma ação desta validação quando o usuário quiser realizar um novo empréstimo de livro.
Isso procede?
Obrigado,
Alisson