1
resposta

treinamento com 50% apresenta acertos acima dos 93%

Fiz o treinamento com 90% e testes em 10% com o mesmo indice apresentado = 88%. porém refiz o treinamento com 50% para realizar testes nos 50% restantes e os acertos foram de 93%. Esperava um índice menor de acertos. Fiquei intrigado com o resultado.

1 resposta

Olá Luciano.

Rodei o seu teste e cheguei no mesmo valor.

python .\classifica_acessos.py
93.87755102040816
49

Juntando o conhecimento da aula 5 (Na aula 5 atividade 2 o instrutor explica como funciona o modelo MultinomialNB) e o seu teste podemos concluir que o modelo pode ter chegado nas probabilidades 'corretas' apenas com os 50 dados que você forneceu. Em outras palavras ele aprendeu a mesma coisa só que com menos dados.

Na aula 6 atividade 2 o instrutor explica a importância de fazer testes e de fazer os registros desses testes. Os testes que ele faz são retirar alguns campos dos dados e ver como isso afeta a taxa de acerto do modelo e temos resultados surpreendentes.

Um ponto importante que ele trás é que devemos tomar cuidado com o 'exagero' de testes com menos ou mais campos de dados, porque podemos cair em situações que aconteceram apenas por 'sorte' .

Espero ter te ajudado a entender melhor o que aconteceu, qualquer duvida não hesite em perguntar.

Bons Estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software