1
resposta

TRAZER O VALOR POR DIA, SEMELHANTE A FUNÇÃO DATESYTD

Bom dia,

Eu estou fazendo um fluxo de caixa, e preciso trazer o acumulado dos valores por dia, o DATESYTD eu consigo fazer isso por ano, vi que tem até a opção por trimestre e mensal, porém eu preciso fazer por dia. Estou pesquisando e até o momento não encontrei uma solução. Se alguém conseguir me ajudar, exemplo de como preciso a tabela:

DATAEntradaSaidaSaldo dia%Variação DiariaAcumulado Entrada
20/05/2022R$ 1000,00R$ 500,00R$ 500,0050%
21/05/2022R$ 1000,00R$ 100,00R$ 900,0010%R$ 2000,00
22/05/2022R$ 900,00R$ 200,00R$ 700,0022%R$ 2900,00

Preciso trazer o acumulado por dia, somando sempre com o valor anterior com o acumulo atual, como informei o DATESYTD faz isso porém por ano, preciso fazer por dia.

Desde já muito obrigado,

1 resposta

Oi, Carlos, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

A função DATESYTD consegue calcular o acumulado por ano, mas não existe uma função equivalente para acumulado diário. Uma possível solução é utilizar a função CALCULATE em conjunto com a função SUMX para iterar sobre cada linha da tabela e calcular o saldo acumulado. Para isso, é possível criar uma medida que faça essa soma considerando a data atual e todas as datas anteriores.

Recomendo abaixo a leitura da documentação da função SUMX para mais informações:

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!