Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Tratando as exceções no diálogo "Compra de produto com espaços"

Olá pessoal!

Tudo o que foi feito no diálogo "Compra de produto" foi migrado para o "Compra de produto com espaços" utilizando um único nó, porém a conversa com o bot só ocorre de modo satisfatório quando utilizamos o "caminho feliz".

Gostaria de saber como fazer para tratar as exceções, por exemplo, no "Then check for" foi incluída a entidade "@sim-não" que armazena a resposta da pergunta "Legal, vou te ajudar. Irei fazer algumas perguntas para selecionar o melhor produto para você, ok?".

Se eu responder "sim" ou "não" a pergunta "Você tem preferência por alguma marca de celular?" será exibida, entretanto eu gostaria de mostrar esta pergunta apenas na resposta "sim" e quando o usuário digitar "não" exibir uma outra mensagem ou até mesmo mudar de diálogo.

Vocês podem me orientar como realizar esta parametrização, por gentileza?

3 respostas
solução!

Oi Cristina,

se quiser dar outra resposta para a pergunta Você tem preferência por alguma marca de celular? quando o usuário digita não, você pode configurá-la da seguinte maneira:

  1. Dentro no slot slot clique no ícone de ferramenta para abrir as configurações. ícone de edição do slot

  2. Então, nas configurações, clique em Enable conditional responses para habilitar as respostas por condição. habilitar as respostas por condição

  3. Dentro da condição de resposta colocar em se o bot reconhecer a entidade no valor não e escrever a resposta que gostaria de dar ao lado. preencher condição de resposta e resposta É aqui que vamos dizer como o bot deve responder caso o usuário digite não.

  4. Feito isso, clique no ícone de ferramenta ao lado do campo onde digitou a resposta que quer dar e você irá entrar em uma nova tela de configuração apenas da resposta.

Nessa tela, você pode escolher entre continuar percorrendo os slots com Move On, Limpar o slot e começar de novo com Clear slot and prompt again ou ir para a última resposta do slot com Skip to response.

E depois basta testar no chat interno do Conversation.

Ainda, sobre os slots, repare que há uma limitação para onde podemos ir quando configuramos as respostas, pode ser que no seu caso, você queira pular para outro nó e não temos como fazer isso por resposta de slots, apenas por slot inteiro.

Caso você precise ter mais controle do fluxo e encaminhar a conversa para outros nós, eu sugiro usar ou a estrutura encadeada de nós que fizemos antes ou usar um pouco de slots e um pouco dos nós. Por exemplo, usar slots para a primeira e segunda perguntas, quebrar para nós e voltar para slots com as outras três perguntas junto com o pular para ou Jump to.

Espero ter esclarecido a dúvida, Cristina, qualquer coisa, basta postar aqui novamente. o/

Oi Cássia,

Muito obrigada pela explicação, agora ficou bem claro!

Fiz o teste e consegui exibir uma resposta para o "sim" e outra para o "não". Caso seja necessário encaminhar a conversa para outros nós utilizarei a estrutura encadeada ensinada no diálogo "Compra de produto" ou mesclar os dois.

Que bom Cristina! Imagine, disponha :).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software