Oi, Pedro! Tudo bem?
O Power Query pode de fato nos ajudar com o problema, pois é uma ferramenta que é capaz de transformar dados do Excel através de algumas funcionalidades.
Deixo abaixo algumas das funcionalidades que podemos explorar nessa e em outras planilhas, que são comumente etapas gerais para tratar dados desorganizados no Power Query:
- Inicialmente devemos fazer uma importação de dados, da seguinte maneira: Devemos abrir o Excel e clicar na guia "Dados", em seguida selecionar "Obter Dados" e escolher a fonte de dados desorganizada, como um arquivo do Excel, será aberta, então, a interface do Power Query, onde poderemos visualizar os dados brutos.
- Após isso, devemos fazer a limpeza e transformação de dados. Podemos remover linhas em branco, corrigir erros de formatação, renomear colunas, entre outras tarefas. Além disso, podemos usar as transformações específicas, como "Preencher para baixo" (para preencher valores ausentes) e "Dividir Colunas" (para dividir colunas combinadas), para refinar os dados.
- Outra opção é a filtragem de dados. Podemos aplicar filtros para excluir dados indesejados ou focar em um subconjunto específico dos dados.
- A agregação de dados também é uma opção, de forma que se necessário, devemos agrupar os dados e executar operações de agregação, como soma, média, máximo, mínimo, etc. A agregação de dados no Power Query envolve a combinação de informações de várias linhas em uma única linha com base em critérios específicos. Isso é útil quando desejamos resumir os dados, calcular totais, médias, valores máximos, mínimos ou realizar outras operações sobre um conjunto de dados. Para fazer isso, utilizamos a transformação "Agrupar por" no Power Query, que permite que escolhamos uma ou mais colunas para agrupar os dados, após isso, podemos especificar as operações de agregação que deseja aplicar.
- Podemos também modelar nossos dados, criando relações entre tabelas.
- Por fim, devemos fazer o carregamento de dados após concluir a transformação e a modelagem dos dados, carregando-os de volta para o Excel.
Entretanto, deixo como sugestão o curso abaixo, para complementar as orientações sobre como utilizar o Power Query no Excel:
Somado a isso, como material complementar sugiro também o curso:
Porém, devemos lembrar de ficar sempre atentos na plataforma aos cursos que são sugeridos como pré-requisitos.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓