1
resposta

Transição de carreira & entendendo as áreas de UX

Trabalho com design gráfico e direção de arte há aproximadamente 6 anos. Admito que fiquei um pouco cansado do corre-corre das agências de publicidade e dos desafios que são propostos na minha área. Por isso, decidi me matricular na Alura e trilhar os cursos de UX/UI para eventualmente conseguir fazer essa transição na minha carreira.

Até agora tenho curtido demais o curso, a forma como o professor explica, além da plataforma da Alura em si. Porém, talvez seja por que estou bem no começo ou pela minha insegurança, mas ainda sinto um pouco perdido em meio a tantos novos para mim, é algo que à primeira vista parece complexo demais. Sou uma pessoa que está a 6 anos se preocupando apenas em deixar o "layout bonito", essa tá sendo a primeira vez que vou aprender a pensar "fora da caixa", a propor ideias que irão muito além do bonito.

Pois bem, respondendo a questão do professor sobre o que compõe as áreas de UX abaixo:

Sound Design: Engloba toda a experiência sonora do produto/serviço. Muito mais do que música, é também a concepção, o audiovisual e os efeitos sonoros que reforçam e complementam a experiência do usuário.

Content: É sobre o que e como o produto/serviço vai se comunicar. A experiência que o usuário vai ter com a mensagem e os textos.

Arquitetura de informação: Aqui encontramos a estrutura do produto/serviço. Como ele vai funcionar, como o usuário vai navegar por ele.

Design Visual / Interface do usuário: É onde o visual do produto/serviço é criado; a partir de tudo que foi coletado nas outras áreas. Muito mais que um visual bonito, ele precisa ser funcional.

1 resposta

Oi, Guilherme, tudo bem por aí?

Que legal que você está estudando pra mudar de área, UX Design está crescendo bastante e com várias oportunidades legais!

Você tá se saindo muito bem, rapidinho vai estar familiarizado com os termos e técnicas de UX, eu te garanto

E caso ainda curta bastante a área visual, você pode se tornar um product designer, que é aquele que manda bem tanto na área de UX como na área de UI, que é a parte visual de um produto!

Vou deixar aqui o link da nossa Formação em UX Design pra te guiar nessa nova jornada: Formação UX Design

Espero ver sua evolução aqui na plataforma, até mais