1
resposta

Transição de carreira - Engenheiro de produção p/ programador

Olá, tudo bem?

Acabei de iniciar os cursos na Alura porque estou avaliando uma possível transição de carreira e gostaria de contar com a orientação de vocês.

Tenho mais de 20 anos de experiência na área industrial, atuando principalmente com gestão de produção, melhoria contínua e liderança de equipes em empresas multinacionais. Ao longo da minha trajetória, trabalhei bastante com Lean, otimização de processos, análise de indicadores e implementação de melhorias operacionais.

Nos últimos anos, comecei a me interessar mais por áreas relacionadas à tecnologia, dados e resolução estruturada de problemas, o que me motivou a buscar novos conhecimentos.

Meu objetivo agora é entender melhor quais caminhos dentro da área de tecnologia podem fazer mais sentido considerando minha experiência anterior, e como posso estruturar essa transição de forma consistente.

Se puderem me orientar sobre trilhas, áreas mais aderentes ao meu perfil ou próximos passos, já ajudaria bastante.

Não tenho nenhum conhecimento de programação.

Obrigado desde já pelo apoio!

1 resposta

Bom dia, Fausto! Tudo bem?

O lado bom de estudar tecnologia é que nunca é tarde para aprender. Existem diversos profissionais, alguns até dentro da Alura, que vieram a começar a estudar programação depois dos 30 ou 40 anos, e isso não foi mais difícil, arrisco dizer que foi até mais fácil por trazer uma bagagem maior durante a trajetória da vida.

Agora, focando no seu pedido, recomendo que faça a trilha Iniciante em Programação, pois nela você verá a base da programação. Depois dela, veja o artigo Como escolher minha carreira em TI?". Nele você verá, de forma superficial, as principais carreiras da programação e, caso alguma te chame a atenção, acesse a página de carreiras.

Diferente das trilhas, as carreiras vão do mais básico ao avançado no conteúdo, o que te deixa perto do conhecimento necessário para ingressar em um cargo na programação.

Espero que essas informações sejam válidas para você e, caso tenha alguma dúvida durante o processo, recorra ao fórum como um apoio.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.