Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Transição de carreira - Dev para gestão

Trabalho com desenvolvimento de sistemas web desde 2013, porém com o passar do tempo, tenho sentido uma necessidade de sair da área de desenvolvimento e pensei em migrar para área de gestão, onde, além de poder utilizar um pouco do meu conhecimento em técnico eu poderia trabalhar mais ativamente com pessoas e menos com códigos.

Estou fazendo fazendo os cursos da formação de gestão ágil aqui na Alura e pretendo em outubro realizar a prova para certificação de Scrum Master. É um bom caminho se seguir? Alguém que já passou por essa transição tem alguma dica ou sugestão de como dar o primeiro passo e buscar uma oportunidade de trabalho sendo 'junior' nessa área?

1 resposta

Caro João,

Obrigado pela sua postagem!

Parabéns pela atitude que você está tendo em busca de ampliar conhecimentos e habilidades em gestão para potencializar a sua migração para a área de gestão! Este é um passo muito importante!

A formação gerente ágil e a certificação em Scrum Master, serão 2 marcos importantes na aquisição de habilidades técnicas de gestão para você, sem dúvida!

Num primeiro momento, seria importante você refletir dos momentos em que você ocupou lideranças em trabalhos em que atuou na equipe técnica, mesmo que em caráter situacional, quais foram as dificuldades que você sentiu para interagir com as pessoas. Aqui o importante não é você pensar como ficou a "cara do bit-byte" discutido, mas sim refletir sobre aspectos-chave em termos de habilidades interpessoais, tais como:

  • Como foi o seu processo de comunicação durante as discussões?
  • Você efetuou uma escuta ativa?
  • Como você lidou com os conflitos?
  • Conseguiu entender os pontos de negociação colocados pelas outras pessoas durante as discussões e transmitir os seus com clareza?

Ao refletir sobre estas perguntas, liste os pontos que você entende que se saiu: bem, mais ou menos ou até mesmo mal, e aí inicie seus estudos de maneira mais focada. Neste item, desde já te convidamos a navegar dentro de nossa plataforma nos diversos cursos de desenvolvimento pessoal que temos nestes temas, para que os mesmos possam te ajudar, na busca ou consolidação das suas soft skills de gestor.

Além disso, na essência todo gestor precisa ter uma capacidade de visualizar as coisas de maneira holística, neste sentido vale a pena, você procurar também por conteúdos associados a modelos de gestão, processos de gestão: tradicionais e híbridos, para que esteja preparado para entender melhor as influências deste itens técnicos nas colocações das pessoas também.

E o mais importante, não fique desanimado, pois normalmente principalmente neste área de gestão de pessoas, quanto mais estudamos mais percebemos o nosso desconhecimento no assunto e o tamanho do desafio que é o dia-a-dia da relação interpessoal!

Mais aí está o "glamour" dos verdadeiros gestores serem movidos por este desafio e pela busca continua do conhecimento para melhorar estas relações interpessoais e potencializar performances de equipes!

Bons estudos e sucesso na sua transição de foco de carreira!