Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Transição de carreira

Olá, pessoal!

Eu tenho formação em Administração, Especialização em Inteligência, Estratégia e Inovação e mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação e trabalhei durante muitos anos em universidade. (O meu mundo sempre foi voltado à educação, sendo Tutora de Educação a Distância, Supervisora de Tutoria e Professora de Gestão e Negócios), contudo, eu sempre gostei muito de tecnologia e inovação (o que me impulsionou a fazer o mestrado nessa área, pela UFSC).
Desde o ano passado eu tenho acompanhado com mais afinco o universo das IA´s, mais precisamente em meados de 2025, comecei a prototipar no Google AI Studio e nele consegui desenvolver diversos simuladores, 1 deles eu consegui desenvolver uma solução bem promissora para a Educação Especial. Muito embora eu consiga dar os comandos e refinar esses simuladores, ainda tenho dificuldades técnicas relacionadas à API, por exemplo. O fato é que estou buscando uma transição de carreira para a área de tecnologia. Alguma sugestão por onde eu devo seguir?

Obrigada.
Cordialmente,
Mariane

1 resposta

Oi, Mariane, como vai?

Seu histórico acadêmico e profissional mostra uma combinação muito interessante entre educação, inovação e tecnologia. Além disso, o fato de você já estar criando protótipos e simuladores utilizando ferramentas de IA demonstra que está desenvolvendo habilidades bastante valorizadas no mercado atual.

Considerando sua experiência, uma possibilidade é aprofundar conhecimentos em lógica de programação, APIs, desenvolvimento web e integração de modelos de IA. Esses conhecimentos podem complementar sua capacidade de idealizar soluções e transformá-las em produtos mais robustos. Seu projeto voltado para Educação Especial é um ótimo exemplo de aplicação prática da tecnologia para resolver problemas reais.

Pensando nos projetos que você já desenvolveu, qual deles você acredita que teria maior potencial para evoluir para uma solução utilizada por outras pessoas?

Parabéns pela sua trajetória e pela iniciativa de buscar essa transição de carreira. O fórum está à disposição para acompanhar sua evolução e trocar experiências ao longo desse processo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!