Dentro do Senac Comunidade, há uma grande utilização de recursos tecnológicos que visam facilitar o aprendizado, como o Blackboard, utilizado para a postagem dos conteúdos vistos em aula, e o WhatsApp como ferramenta de comunicação. No entanto, acredito que a Transformação Digital seja ainda mais evidente no gerenciamento da empresa, ou seja, nos negócios.
Na instituição, a organização é um pilar essencial para que todos os projetos ocorram de maneira fluida, como palestras com convidados e visitas técnicas. Também é possível observar uma forte capacidade adaptativa - como na época da Covid-19, em que as aulas passaram a ter formato online, ou em situações específicas, como o caso de uma aluna que teve bebê e precisou assistir às aulas remotamente para não perder o curso e os conteúdos.
Nesse contexto, destaca-se o pilar da Transformação Digital conhecido como foco em fluxo, que pode ser observado na forma como o Senac otimiza processos para facilitar a jornada dos alunos e colaboradores. O uso de canais ágeis como o WhatsApp, por exemplo, evita burocracias e agiliza a comunicação. A própria possibilidade de adaptação do formato das aulas - seja por necessidade de saúde pública ou questões pessoais - revela uma preocupação com a continuidade do aprendizado de forma fluida e acessível.
Além disso, há uma forte cultura de experimentação, já que a equipe da empresa está sempre buscando atualizar a forma como "vendem" seus produtos. São produzidos vídeos para Instagram e TikTok com o objetivo de atrair a atenção do público para os cursos técnicos do Programa Senac de Gratuidade, além da distribuição de kits escolares para motivar os alunos a concluírem seus cursos.
Vale também destacar o compromisso da instituição com a sustentabilidade. A empresa reduziu significativamente o uso de papel, priorizando processos digitais, e eliminou o uso de copos plásticos, estimulando práticas mais conscientes.
Portanto, o Senac não utiliza a tecnologia como um fim, mas como um meio para alcançar seus objetivos e entregar valor de forma mais eficiente e centrada nas pessoas.