Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Transformação de Variáveis

Boa tarde! Eu posso fazer transformação em apenas algumas variáveis explicativas que farão parte do meu modelo? Ou necessariamente se eu for transformar a variável dependente (y), terei que transformar todas as variáveis explicativas?

Por exemplo: Eu poderia transformar a variável 'Valor' para 'log_Valor', manter a variável 'Area' (sem transformação) e transformar a variável 'Dist_Praia' para 'log_Dist_Praia'?

1 resposta
solução!

Olá Fernando,

É possível sim utilizar variáveis não transformadas juntamente com transformadas, inclusive podemos ter modelos somente com a variável dependente (Y) transformada e também modelos somente com variáveis explicativas (X's) transformadas. No primeiro caso são modelos conhecidos como log-lin e no segundo são chamados de lin-log.

Lembrando que uma das justificativas de se utilizar transformações em variáveis é para reduzir tanto a assimetria quanto a heterocedasticidade (variância dos resíduos não constante), e para isso o pesquisador deve estar sempre atento ao comportamento dos resíduos da regressão para poder tomar a decisão mais acertada com relação a forma funcional de seu modelo.

Espero ter ajudado

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software