Já há muitos anos, li em um artigo da Universidade da Pennsylvania que o Trabalho Multitarefas- Multitasking causa danos cognitivos.
Também vi que o prejuízo para a produtividade, segundo este artigo, é de até 40%. Um pouco maior do que o mencionado na aula.
Trabalhei em empresas que idolatravam o Multitasking (Na Indústria da Aviação isto ainda ocorre).
Durante a pandemia, a freada no ritmo me ajudou a perceber que os esquecimentos e erros cognitivos foram embora.
Os prejuízos pedi para o Gemini resumí-los para mim baseado nas fontes lidas como abaixo:
Estresse e Ansiedade: A multitarefa pode elevar os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), o que pode levar a um estado de estresse crônico. Vários artigos associam diretamente a multitarefa a sintomas de ansiedade, frustração e exaustão mental.
Problemas de Memória e Cognição: A alternância constante de tarefas sobrecarrega a memória de trabalho do cérebro. A pesquisa da Brown University, por exemplo, indica que o estresse crônico decorrente da multitarefa pode ter efeitos permanentes no cérebro, aumentando o risco de doenças cerebrovasculares e comprometimento cognitivo.
Impacto na Saúde Física: O estresse crônico associado à multitarefa pode se manifestar fisicamente, levando a aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, dores de cabeça e até mesmo um sistema imunológico enfraquecido, tornando a pessoa mais suscetível a doenças.
Estou em transição de carreira.
Como os colegas percebem o mercado quanto ao "mito do Multitasking"?