1
resposta

Trabalho Multi Tarefas Adoece

Já há muitos anos, li em um artigo da Universidade da Pennsylvania que o Trabalho Multitarefas- Multitasking causa danos cognitivos.

Também vi que o prejuízo para a produtividade, segundo este artigo, é de até 40%. Um pouco maior do que o mencionado na aula.

Trabalhei em empresas que idolatravam o Multitasking (Na Indústria da Aviação isto ainda ocorre).

Durante a pandemia, a freada no ritmo me ajudou a perceber que os esquecimentos e erros cognitivos foram embora.

Os prejuízos pedi para o Gemini resumí-los para mim baseado nas fontes lidas como abaixo:

Estresse e Ansiedade: A multitarefa pode elevar os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), o que pode levar a um estado de estresse crônico. Vários artigos associam diretamente a multitarefa a sintomas de ansiedade, frustração e exaustão mental.

Problemas de Memória e Cognição: A alternância constante de tarefas sobrecarrega a memória de trabalho do cérebro. A pesquisa da Brown University, por exemplo, indica que o estresse crônico decorrente da multitarefa pode ter efeitos permanentes no cérebro, aumentando o risco de doenças cerebrovasculares e comprometimento cognitivo.

Impacto na Saúde Física: O estresse crônico associado à multitarefa pode se manifestar fisicamente, levando a aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, dores de cabeça e até mesmo um sistema imunológico enfraquecido, tornando a pessoa mais suscetível a doenças.

Estou em transição de carreira.

Como os colegas percebem o mercado quanto ao "mito do Multitasking"?

1 resposta

Oi, Frederico! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito da forma como você relacionou os estudos com suas experiências na aviação e também durante a pandemia. Sua análise mostra como o multitasking pode afetar a saúde mental e física, além da produtividade. Esse olhar crítico enriquece bastante a discussão.

Continue trazendo essas reflexões, elas ajudam muito a ampliar o debate.

Uma dica prática é testar a técnica de “time blocking”: separar blocos de tempo para cada atividade, assim você consegue manter o foco em uma tarefa por vez e reduzir distrações.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!