Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Trabalho em meio período

Estou relativamente próximo de começar a trabalhar com programação. Tenho 16 anos e estou no segundo ano do ensino médio, estudo das 7:00 até 12:35 e gostaria de saber como eu faço para conseguir um emprego de meio periodo, se eu preciso especificar minha disponibilidade no meu currículo ou algo do tipo.

2 respostas
solução!

Olá caro Yan, bom dia, tudo bem?

Fico feliz em saber que está ingressando tão jovem neste nosso meio colaborativo. Aqui vão alguns conselhos que espero que lhe ajudem de alguma forma! :)

Currículo: Sim, você deve especificar sua disponibilidade em seu currículo. É importante que os empregadores saibam que você está buscando um emprego de meio período devido aos seus compromissos escolares. Você pode incluir uma seção de "Disponibilidade" em seu currículo e listar os dias e horários em que você está disponível para trabalhar.

Carta de Apresentação: Ao se candidatar a empregos, escreva uma carta de apresentação onde você pode explicar sua situação em detalhes. Mencione que você é um estudante do ensino médio e que está buscando um emprego de meio período para conciliar com seus estudos. Isso mostrará aos empregadores que você é organizado e comprometido. Este campo também pode ser apresentado na forma de um "Sobre Mim", onde você se introduzirá aos empregadores de forma clara e simples, sem contar detalhes pessoais, mas dando uma perspectiva de como você é.

Pesquisa de Emprego: Procure empregos de meio período que se encaixem na sua programação escolar. Lojas locais, restaurantes, supermercados e trabalhos de entrada em escritórios muitas vezes têm vagas de meio período disponíveis. Sites de busca de empregos, como Indeed, LinkedIn e sites locais, são ótimos recursos para encontrar oportunidades. Também é possível localizar empregos que se adaptem ao seu horário em instituições como o CIEE e SINE.

Networking: Sempre deixe claro para as pessoas que conhece o que você é capaz de fazer e que está em busca de um emprego, as redes de familiares, amigos e conhecidos sempre tornará possível se integrar em empresas que às vezes nem abriram um processo seletivo, mas que por ter uma indicação e uma necessidade surgindo poderão entrar em contato contigo.

Flexibilidade: Esteja disposto a ajustar sua disponibilidade durante as férias escolares ou quando seus horários escolares mudarem. Isso pode torná-lo um candidato mais atraente para os empregadores. Turnos completos durante as férias são quase uma certeza para trabalhos de meio período em pequenas empresas, apenas tenha certeza que quando trabalhando em turno integral é NECESSÁRIO que seus empregadores o paguem em pelo menos um salário mínimo, tendo em vista que estará o dia inteiro na empresa. Não se deixe enganar e sempre faça cálculos de valor/hora, para ter certeza de não estar sendo afetado. Além disso, trabalhar em turno integral irá melhor prepará-lo para o futuro, onde isto será seu padrão.

Entrevistas: Esteja preparado para explicar como você planeja equilibrar o trabalho com os estudos durante as entrevistas. Isso demonstrará sua dedicação tanto ao emprego quanto à sua educação.

Educação Continuada: Lembre-se de que a educação é uma prioridade, então certifique-se de que seu trabalho de meio período não prejudique seu desempenho escolar. Sempre que tiver um tempo livre, procure também estudar mais sobre coisas que você já conhece ou que gostaria de conhecer. A tecnologia está sempre mudando e nós, como programadores, desenvolvedores e afins, devemos nos adaptador à tudo!

Lembre-se de que encontrar um emprego de meio período pode levar um tempo, então seja persistente e continue aplicando para as vagas que se encaixam em sua rotina. Boa sorte!

  • "A natureza humana é imperfeita. No entanto, é uma imperfeição que buscamos superar." - Jean-Luc Picard.

Entendi! Obrigado pelas dicas, farei bom uso delas. Sua ajuda significa muito para mim!