as vezes me vejo melhor estudando sozinho ,mas ai eu paro e penso que se eu não tiver ninguém para discutir comigo sobre tal assunto como terei certeza ao certo se aprendi tal coisa. então a melhor coisa é estudar em grupo. o que vocês acham?
as vezes me vejo melhor estudando sozinho ,mas ai eu paro e penso que se eu não tiver ninguém para discutir comigo sobre tal assunto como terei certeza ao certo se aprendi tal coisa. então a melhor coisa é estudar em grupo. o que vocês acham?
Olá, Genilson! Tudo bem?
Sua dúvida é bem pertinente e acredito que muitas pessoas também se questionam sobre isso.
A verdade é que não existe uma resposta única para sua pergunta, pois a eficácia do estudo em grupo ou individual depende muito do estilo de aprendizado de cada pessoa. Algumas pessoas aprendem melhor sozinhas, pois conseguem focar melhor no material e progredir no seu próprio ritmo. Outras, por outro lado, se beneficiam do estudo em grupo, pois a discussão e troca de ideias podem ajudar a esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento sobre o assunto.
No seu caso, parece que você está em um meio termo, onde gosta de estudar sozinho, mas também sente a necessidade de discutir o assunto com outras pessoas para confirmar seu entendimento. Uma sugestão seria tentar um equilíbrio entre os dois. Você pode, por exemplo, estudar sozinho em um primeiro momento e, depois, buscar discussões em fóruns ou grupos de estudo para validar e aprofundar seu aprendizado.
Outra opção seria utilizar técnicas de aprendizagem ativa, como a técnica Feynman, onde você tenta explicar o que aprendeu com suas próprias palavras, como se estivesse ensinando a alguém. Isso pode te ajudar a identificar lacunas no seu entendimento e reforçar o que você aprendeu.
Bons estudos!
eu tento explicar a técnica assim que eu aprendo, e não sabia que existia uma técnica por trás disso .