5
respostas

Trabalhando com tomcat + Eclipse + SublimeText (Frontend)

Olá!

Estamos criando um projeto web utilizando o Eclipse (IDE) e SpringMVC. A equipe de desenvolvimento possui duas pessoas, separadas em Front-end e Back-end (estamos utilizando GIT para versionamento). Para o Front-end gostaríamos de utilizar o SublimeText ao invés do Eclipse. Porém o Sublime não faz deploy da aplicação no tomcat, o Eclipse faz isso automaticamente e também republica os arquivos alterados.

Qual é a melhor maneira de utilizar o SublimeText como editor Front-end (view) e Eclipse Back-end e ambos realizarem deploy da aplicação no tomcat ?

5 respostas

Oi Aldo, tudo bem? Não sou um javeiro, mas acredito que o deploy no tomcat você também consegue fazer via terminal, certo? Considerando isso, você pode configurar uma especie de script no build system do sublime.

http://docs.sublimetext.info/en/latest/reference/build_systems.html

Ele já suporta algumas coisas, tipo a compilação de classes com o javac e talvez já execute também. Mas você precisa de algo mais elaborado, então você pode criar as instruções para o sublime fazer isso. O menu é Tools -> Build System.

Claro, se estiver usando a versão 3, não sei se a 2 tem essa feature. Dá uma olhada?

Olá Wanderson, obrigado por responder.

Sim, estou utilizando o SublimeText 3. Criei um script, conforme comentou, para realizar o deploy através do sublimeText e ele esta fazendo! Todavia, para cada alteração gerada em um arquivo front-end (jsp, css ou js), é necessário fazer um novo deploy para visualizar o resultado, isso leva um certo tempo. O eclipse possui um opção de atualizar o deploy automaticamente (Automatically publish when resources change). Saberia me dizer como posso fazer a mesma coisa por meio do build system do sublime ? Ou ainda, fazer um hot deploy utilizando o maven ?

Oi Aldo, isso já foge dos meus conhecimentos a questão do hot deploy, o que eu consigo te dizer é: acho que você consegue integrar algum watcher para observar as alterações nos arquivos, talvez um plugin no sublime, ou mesmo usar o gulp de alguma forma.

Olha se não tem algo no control package do sublime, parece que tem uns plugins que já ajudam: https://packagecontrol.io/search/maven

Olá Wanderson, obrigado pela ajuda. Vou pesquisar sobre as ferramentas que comentou e havendo resultado publico aqui para outros leitores a resposta! Agradeço novamente sua ajuda!

Fico no aguardo da sua solução, também fiquei curioso pra saber.