2
respostas

Trabalhando com gráfico pizza

Boa noite turma, estava realizando as atividades do modulo 3, na parte do gráfico de pizza me deparei com um erro, ao selecionar dados >> clientes >> gênero, verifiquei que apenas sexo feminino e o em branco aparecem na legenda, enquanto os dados referente ao gênero masculino é informado que não possui dados. Já fui na tabela verificar se os dados estão corretos e o mesmo aparentemente estão normais e não estou entendendo a razão do erro.

Alguém poderia me ajudar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, José , tudo bem?

O problema que você está enfrentando pode estar relacionado à forma como os dados do gênero masculino estão sendo carregados e tratados no Power BI. Peço que realize os seguintes passos:

1. Recarregue novamente o arquivo "Clientes"

• No momento de importar, certifique-se de marcar a opção "Não detectar tipos de dados" ao carregar o arquivo, para evitar conversões automáticas que possam interferir nos dados.

A imagem exibe a interface de importação de dados no **Power BI** ou **Excel**, onde um arquivo chamado **Clientes.txt** está sendo carregado. O arquivo utiliza **tabulação** como delimitador e tem a codificação **1252: Europeu Ocidental (Windows)**. Os dados incluem colunas como **ID Consumidor, Gênero, Estado Civil, Pets e Bairro**. No canto superior direito, há um menu suspenso destacado que controla a **Detecção de Tipo de Dados**, atualmente configurado como **"Não detectar tipos de dados"**. Abaixo, há três botões: **"Extrair a Tabela Usando Exemplos"**, **"Carregar"**, **"Transformar Dados"** e **"Cancelar"**, permitindo ao usuário definir como os dados serão processados antes da importação.

• Prossiga com os tratamentos de dados no Power Query feito em aula.
  2. Verifique os relacionamentos entre tabelas

• Em seguida, acesse a Exibição de Modelo e confira se a relação entre a tabela "Clientes" e "Vendas". Você pode ver esse passo na aula Criando uma coluna calculada
    • Caso necessário, remova e recrie a relação entre ID Cliente e outras tabelas.

Após essas verificações, tente gerar novamente o gráfico de pizza.

Espero que dê certo!

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

obrigado, deu tudo certo com a sugestão dada.