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Trabalhando com épicos

Como quebrar um história muito grande? Ou como perceber que a história não foi bem elaborada? Só podemos descobrir ao quebrá-la?

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Oi Tiago,

Pelo que entendi, as histórias devem sempre buscar entregar valor ao usuário final, de uma ponta a outra, o chamado “fatiamento vertical de features”. Histórias que entregam cenários pela metade, os famosos componentes (fatiamento horizontal), devem ser evitadas ao máximo pois causam um acúmulo de itens com pendências que não podem subir para produção.

Além disso, um item do product backlog somente deveria ser dado como refinado quando os seus critérios de aceitação estão claros. Apenas escrever a história (ou pior ainda, apenas ter um título) não é o bastante. Um artefato que ajuda o Product Owner a ter certeza que sua história está pronta para entrar na próxima sprint é a Definição de Preparado (Definition of Ready).

Basicamente uma Definição de Preparado é um checklist (assim como a Definição de Pronto) que deve ser repassado para garantir que cada história realmente está ‘preparada’ para entrar em desenvolvimento.

Obviamente isto pode variar de time para time mas coisas como critérios de aceite, o modelo a ser seguido de user story, um screenshot da UI desenhada, etc são coisas que você pode ter. Nenhuma história deveria ser discutida em uma Sprint Planning sem antes ter sido preparada em groomings.

Fez sentido?

Ajudou muito, obrigado!

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