Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Totalmente Insatisfeito com as Formações novas de Data Science

Deixo aqui claro a minha total insatisfação com os cursos novos de Data Science da Alura. Parece que lançaram os cursos nas coxas só pra falar que tem curso dessa área que está bombando no mercado. Acho que deveriam fazer uma avaliação rigorosa nos cursos e nos conteúdos ensinados.

Estou concluindo neste final de semana a formação de Machine Learning e Data Science da Alura mas já estou iniciando uma nova formação de ambos em outra plataforma de ensino porque achei que os instrutores pecaram muito em erros de explicação (só verificar o fórum e verá vários comentários de alunos sobre os tais erros) e falta de didática em ambas formações. Estou em processo de migração de área e mesmo com as duas formações concluídas não me sinto seguro ainda em iniciar a procura de emprego nessa área.

Outro grande problema é a falta de suporte para dúvidas no fórum, onde assim como eu, já vi diversas dúvidas de outros alunos sem resposta nenhuma. Infelizmente isso não é exclusividade dessas formações. Tenho dúvidas de cursos de Estatística postadas a mais de um mês sem resposta.

Só pra deixar claro que acho a plataforma do Alura incrível e os cursos de programação muito bem elaborados, digo por experiência própria. Mas acho que o responsáveis precisariam reavaliar o pós venda. De nada adianta lançar curso novo e não acompanhar a evolução de quem está fazendo esses cursos.

9 respostas

Só um adendo que achei os cursos relacionados a visualização de dados, Deep Learning e PLN impecáveis.

Olá, boa noite. Irei começar o curso de Data Science - SQL e Banco de Dados, Business Intelligence, excel. Interessante visualizar este fórum antes de começar, pois o que eles demostram no seu MARKETING é totalmente diferente... Fiquei deveras desanimador, irei, todavia , concluir o curso e comentarei aqui ao final dos cursos se tive essa mesma experiência.

Obrigado, até breve.

Olá, Lucas.

Em relação aos cursos de SQL e BI pode ir na fé que são muito bons. Grande parte dos cursos dessas formações são ministradas pelo instrutor Victorino Vila que tem uma ótima didática e ensina tudo passo a passo.

Já o curso de Data Science, se fosse eu tomando a decisão de começar este curso hoje, procuraria uma outra plataforma de ensino online especializada em cursos relacionada a Dados.

Hugo, estamos cientes de alguns problemas de alguns cursos e tenho uma noticia: esta saindo uma nova formacao de data science esses dias. O Nico e o Bugan vao te atualizar aqui em breve. Espero que voce tope encara-las. Tem muitas melhorias e diferenciais.

Olá, Paulo.

Obrigado pelo retorno. Tenho total confiança na capacidade do time da Alura em desenvolver um material de ótima qualidade. Obviamente vou checar a nova formação em Data Science assim que estiver disponível.

Fico no aguardo.

hugo! acabou de entrar no ar a versao nova da formação! sei que o tempo investido é sempre o mais caro, mas se puder dar sua avaliacao eu ficaria muito grato. qualquer coisa meu email é paulo.silveira@alura.com.br

https://www.alura.com.br/formacao-data-science

Fala Hugo, tudo bem?

Essa formação vai te dar uma visão geral da área com conceitos e práticas que vc realmente vai usar no dia a dia, entretanto, toda área de negócio tem sua especificidade (seja DS na medicina, finanças, petróleo ou marketing) uma dica é vc praticar tudo que ensinamos neste curso com dados reais de outras áreas. Os dois últimos cursos dessa formação é feito exatamente desta forma, "praticamente" um compilado de tudo que foi ensinado, porém em uma área totalmente diferente! Repare que aprendemos um monte de coisa nova por ser dados de outra área (no caso saúde).

Não existe uma "receita de bolo" na hora de fazer uma análise, mas quanto mais vc praticar (principalmente na área que vc quer atuar) melhor, compartilhar os notebooks com suas análises nas redes sociais e comunidades pedindo feedback vai te gerar um portfólio e muito conhecimento extra!

Comunidades com DataHackers, Kaggle e PyData (meetups) são ótimas fontes de conhecimento e vale acompanhar!

Abraços e bons estudos nesta jornada!

Opa! Fala Paulo e Thiago, tudo bem?

Dei uma olhada aqui na nova formação e vi que incluíram uns cursos bem bacanas. Como já conclui a formação antiga e e alguns cursos de Estatística, então vou dar uma olhada apenas nos cursos novos. Já gostei que fizeram um curso de Análise de Séries Temporais com Python, com certeza vou conferir.

Não sei se revisaram todos os cursos que já existiam também, pois acho válido essa revisão. No curso de Introdução a Teste Estatísticos, por exemplo, tem um erro referente a explicação da utilização de T e Z testes. O instrutor Guilherme cita diversas vezes que para utilizar o T Test da função summary do DescrStatsW.get_compare é necessário setar o valor True no parâmetro use_t:

comparacao.summary(use_t=True)

Até ai tudo bem. Mas ele cita também que para utilizar o Z Test é só remover esse parâmetro do summary. Porém o summary já seta o use_t como True por padrão, sendo necessário setar o valor False nesse atributo para utilizarmos o Z Test.

Cara, de antemão agradeço muito a atenção de todos. Com certeza a equipe da Alura não mede esforços para satisfazer os Alunos e entregar um serviço de qualidade. Por último, só peço para que continuem dando essa mesma atenção que deram para meu post, para todos os outros posts de alunos. Principalmente em relação a dúvidas. Isso é muito importante para nós. Valeu!

solução!

Hugo,

Muito Obrigado pela sua contribuição novamente, realmente esse detalhe do Ztest passou despercebido pelo instrutor, até verifiquei na documentação do StatsModel versão 0.9.0 utilizada no curso e realmente o use_t já era "setado" comoTrue por padrão. Por hora estou fazendo uma nota de Aula para informar e corrigir esse erro!

Sobre a reavaliação de cursos, sim fazemos com uma certa regularidade e aí temos uma fila de prioridades para atualização, vc deve até ter notado que nesta nova formação removemos o curso Data Analysis esse é um dos cursos que estamos retrabalhando, vamos ampliar o projeto do curso e atualizar todo conteúdo!

Bons estudos, abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software