1
resposta

Tópico e vários nós consumidores

Olá,

Tenho uma dúvida sobre filas e tópicos em um ambiente com mais de um nó.

No conceito de fila, se envio uma mensagem apenas um consumidor irá receber, portanto, pensando em escalar uma aplicação, caso tenha muita demanda, podemos subir novos nós com este mesmo consumidor que não teremos problema, já que a mensagem será consumida apenas por um nó e não teremos duplicidade de processamento.

Porém, no conceito de tópicos, a mesma mensagem é "espalhada" para todos os consumidores que possuem a assinatura. Se preciso subir novos nós (escalar a aplicação), e em cada um deles subo uma cópia deste consumidor (exemplo, nota fiscal), como que controlo para que uma mensagem enviada ao tópico não seja replicada para consumidores iguais?

1 resposta

Oi Pedro, tudo bem?

Eu não manjava disso, mas Fernando, um outro usuário do fórum me disse que a partir do JMS 2 tem o chamado SharedConsumer, que é justamente para esse caso que você falou :).

Aqui tem um post explicando um pouco => http://jmesnil.net/weblog/2013/06/27/jms-20-shared-subscription/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software