Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Tópico "Consolidando o seu conhecimento" e a metologia da Alura

Olá pessoal, eu não entendi muito bem o que deve ser feito no tópico da aula "Consolidando o seu conhecimento". Na verdade, está até claro que é preciso repetir os exercícios do vídeo. Mas acho desnecessário pois analisando as aulas observa-se que logo após os vídeos (a aula expositiva dos conceitos) os conteúdos dos vídeos são repetidos com uma abordagem diferente. Acredito que o pessoal da Alura planejou todo o conteúdo das aulas e cada tópico, mas acho um pouco "chato" ficar pausando o vídeo para fazer o código. O que quero saber mesmo é como cada um tem feito/estudado, pois quero aproveitar ao máximo as aulas e a plataforma.

12 respostas

Cara eu até concordo com você , em alguns momentos realmente e chato ficar dando ctrl-c ctrl-v nos códigos ou colocando respostas dadas no texto anterior , mas geralmente o método que eu uso é o de desenvolver um projeto próprio em paralelo com o da aula, pois utilizo ela como base para fazer algo , ou pegar os arquivos que foram desenvolvidos na na aula e ficar alterando as coisa pra ver como funciona as coisas. É sempre olhando na documenta da linguagem escolhida. Mas ai vai de como você se adapta melhor ao aprendizado.

Olá meus alunos! Vou explicar e pode ser que vocês concordem ou não comigo.

O exercício consolidando seus conhecimentos é para que o aluno tenha o mesmo código feito pelo instrutor para que consiga prosseguir para o próximo capítulo. Quando o aluno não faz e vai para o próximo, ele não consegue acompanhar o instrutor porque falta algo.

Geralmente o aluno faz o que é apresentado no vídeo e este exercício é para ter certeza que ele pode continuar. Nada o impede de baixar o arquivo do projeto do próximo capítulo.

Isso foi um pedido dos nossos alunos que as vezes se perdem de um vídeo para o outro.

Mas pelo o que eu entendi, vocês dois não curtiram esse processo e vou monitorar para saber se outros também não curtem para deixar ainda melhor o treinamento.

Desculpem-me caso isso tenha causado algum transtorno para vocês.

Só complementado. Os alunos querem no final, além de fazer coisas extras, terem o mesmo projeto feito pelo o instrutor, por isso esse exercício é importante. Aliás, umas das reclamações mais recorrentes é quando ele sai de um capítulo para o outro e não consegue manter uma linha de raciocínio principal. Há alunos que querem algo diferente do vídeo para serem desafiados e por isso os exercícios ao longo do capítulo são variados. É uma tentativa de agradar gregos e troianos.

Mas fico contente de vocês terem se manifestado.

Geovane, pelo o que eu entendi, você acha desnecessário esse exercício "Consolidando seu conhecimento". Você também, certo Lucas? Só para eu ir tomando nota aqui.

Talvez Flávio seja interessante disponibilizar o código do vídeo no Tópico "Consolidando o seu conhecimento" (na própria página mesmo e aí vai de cada um usar ou não o ctrl+c). Obrigado por esclarecer. Agora entendi porque sempre nos capítulos posteriores aparecem o link com o arquivo. Valeu!

Isso, eu acho desnecessário e até mesmo "inviável" porque teria que rever os vídeos e ficar pausando etc. Basicamente eu uso os vídeos para entender a proposta do capítulo e vou fazendo os exercícios e demais testes.

Tipo, vocês tem a possibilidade de pular esse exercício se quiserem. No entanto, a presença dele pode agradar aqueles que gostam de seguir por esse caminho. Acham muito prejudicial ele continuar?

Geovane, o link fica no próximo capítulo porque eu também pensei no caso do aluno que já sabe o conteúdo e quer pular para o capítulo que deseja começar. Daí ele já tem os arquivos do capítulo anterior. Pegou a ideia? Se eu colocar para download no próprio consolodando seu conhecimento, o aluno que pula o capítulo fica sem saber onde esta o arquivo.

O que acham?

solução!

Nesse treinamento de lógica, é fácil o aluno fazer o que não fez do vídeo para conseguir continuar. Mas vocês perceberam que em cursos mais avançados, tem hora que o aluno, para entender o resultado de algo apresentado no vídeo ele precisa executar o código para tirar suas dúvidas e formular perguntas, daí, se ele não faz tudo o que o instrutor fez nos capítulos anteriores ele não conseguirá se se frustrará. Por isso a sugestão do "Consolidando seus conhecimentos". Se ele não quiser fazer, pelo menos no próximo capítulo ele pode baixar o stage anterior.

A ideia é criar um padrão para que outros treinamentos sigam a mesma estrutura. Estamos lapidando isso de acordo com o feedback dos alunos. Por isso estou aqui nesse debate.

Mas tudo certo? Posso fechar esse post, pois já peguei o feedback de vocês. Mais alguma colocação?

Tranquilo, Flavio. Esclarecido.

Eu concordo com você Flavio, realmente é difícil agradar gregos e troianos , e entendo a necessidade de ter o código base das aulas para poder progredir , mas creio que uma maneira do aluno progredir e desenvolvendo projetos e pesquisando na documentação é uma outra maneira de se progredir, e para fazer um link com seu argumento sem os códigos bases e difícil levar um projeto próprio.

Eu só gostaria de registrar que como utilizo um desktop e um note enquanto eu assisto o video eu já vou fazendo os programas junto com o instrutor, isso tem me ajudado bastante e quando chego ao final da aula simplesmente avanço o Consolidando o seu conhecimento, pois já pratiquei no inicio da aula.

espero não estar sendo incoerente postando em um tópico antigo, mais o assunto é relevante e gostaria de deixar meu feed sobre; Eu também já acompanho o vídeo executando o código junto com o professor, e apesar de até agora eu só ter recorrido uma vez para o exercício de revisão devido a metodologia que estou aplicando acho que apesar de "chato" pra quem já leu, fez todo o código e conseguiu pegar o conteúdo, aquela parte da revisão é essencial pra fixar o aprendizado caso o aluno tenha ficado com dúvidas, é como um extintor de incêndio, talvez você fique dias e dias sem precisar usar, mais um dia certamente você irá precisar dele e se ele não estiver ali ? seria uma perda caso viesse a deixar de existir essa revisão e em nome do meu temor de que isso aconteça aqui fica o meu feed (2 messes depois do ultimo kk)

eu também costumo fazer o exercício junto com o vídeo. acho que os vídeos poderia ser divididos para ficarem mais curtos, e logo após o vídeo ter exercícios para ajudar a fixar. Eu curti muitooo um exercício antigo que teve para se calcular consumo gasolina e álcool. Gostaria que tivesse mais exercícios desses.