Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Tópico "Consolidando o seu conhecimento" e a metologia da Alura

Olá pessoal, eu não entendi muito bem o que deve ser feito no tópico da aula "Consolidando o seu conhecimento". Na verdade, está até claro que é preciso repetir os exercícios do vídeo. Mas acho desnecessário pois analisando as aulas observa-se que logo após os vídeos (a aula expositiva dos conceitos) os conteúdos dos vídeos são repetidos com uma abordagem diferente. Acredito que o pessoal da Alura planejou todo o conteúdo das aulas e cada tópico, mas acho um pouco "chato" ficar pausando o vídeo para fazer o código. O que quero saber mesmo é como cada um tem feito/estudado, pois quero aproveitar ao máximo as aulas e a plataforma.

12 respostas

Cara eu até concordo com você , em alguns momentos realmente e chato ficar dando ctrl-c ctrl-v nos códigos ou colocando respostas dadas no texto anterior , mas geralmente o método que eu uso é o de desenvolver um projeto próprio em paralelo com o da aula, pois utilizo ela como base para fazer algo , ou pegar os arquivos que foram desenvolvidos na na aula e ficar alterando as coisa pra ver como funciona as coisas. É sempre olhando na documenta da linguagem escolhida. Mas ai vai de como você se adapta melhor ao aprendizado.

Olá meus alunos! Vou explicar e pode ser que vocês concordem ou não comigo.

O exercício consolidando seus conhecimentos é para que o aluno tenha o mesmo código feito pelo instrutor para que consiga prosseguir para o próximo capítulo. Quando o aluno não faz e vai para o próximo, ele não consegue acompanhar o instrutor porque falta algo.

Geralmente o aluno faz o que é apresentado no vídeo e este exercício é para ter certeza que ele pode continuar. Nada o impede de baixar o arquivo do projeto do próximo capítulo.

Isso foi um pedido dos nossos alunos que as vezes se perdem de um vídeo para o outro.

Mas pelo o que eu entendi, vocês dois não curtiram esse processo e vou monitorar para saber se outros também não curtem para deixar ainda melhor o treinamento.

Desculpem-me caso isso tenha causado algum transtorno para vocês.

Só complementado. Os alunos querem no final, além de fazer coisas extras, terem o mesmo projeto feito pelo o instrutor, por isso esse exercício é importante. Aliás, umas das reclamações mais recorrentes é quando ele sai de um capítulo para o outro e não consegue manter uma linha de raciocínio principal. Há alunos que querem algo diferente do vídeo para serem desafiados e por isso os exercícios ao longo do capítulo são variados. É uma tentativa de agradar gregos e troianos.

Mas fico contente de vocês terem se manifestado.

Geovane, pelo o que eu entendi, você acha desnecessário esse exercício "Consolidando seu conhecimento". Você também, certo Lucas? Só para eu ir tomando nota aqui.

Talvez Flávio seja interessante disponibilizar o código do vídeo no Tópico "Consolidando o seu conhecimento" (na própria página mesmo e aí vai de cada um usar ou não o ctrl+c). Obrigado por esclarecer. Agora entendi porque sempre nos capítulos posteriores aparecem o link com o arquivo. Valeu!

Isso, eu acho desnecessário e até mesmo "inviável" porque teria que rever os vídeos e ficar pausando etc. Basicamente eu uso os vídeos para entender a proposta do capítulo e vou fazendo os exercícios e demais testes.

Tipo, vocês tem a possibilidade de pular esse exercício se quiserem. No entanto, a presença dele pode agradar aqueles que gostam de seguir por esse caminho. Acham muito prejudicial ele continuar?

Geovane, o link fica no próximo capítulo porque eu também pensei no caso do aluno que já sabe o conteúdo e quer pular para o capítulo que deseja começar. Daí ele já tem os arquivos do capítulo anterior. Pegou a ideia? Se eu colocar para download no próprio consolodando seu conhecimento, o aluno que pula o capítulo fica sem saber onde esta o arquivo.

O que acham?

solução!

Nesse treinamento de lógica, é fácil o aluno fazer o que não fez do vídeo para conseguir continuar. Mas vocês perceberam que em cursos mais avançados, tem hora que o aluno, para entender o resultado de algo apresentado no vídeo ele precisa executar o código para tirar suas dúvidas e formular perguntas, daí, se ele não faz tudo o que o instrutor fez nos capítulos anteriores ele não conseguirá se se frustrará. Por isso a sugestão do "Consolidando seus conhecimentos". Se ele não quiser fazer, pelo menos no próximo capítulo ele pode baixar o stage anterior.

A ideia é criar um padrão para que outros treinamentos sigam a mesma estrutura. Estamos lapidando isso de acordo com o feedback dos alunos. Por isso estou aqui nesse debate.

Mas tudo certo? Posso fechar esse post, pois já peguei o feedback de vocês. Mais alguma colocação?

Tranquilo, Flavio. Esclarecido.

Eu concordo com você Flavio, realmente é difícil agradar gregos e troianos , e entendo a necessidade de ter o código base das aulas para poder progredir , mas creio que uma maneira do aluno progredir e desenvolvendo projetos e pesquisando na documentação é uma outra maneira de se progredir, e para fazer um link com seu argumento sem os códigos bases e difícil levar um projeto próprio.

Eu só gostaria de registrar que como utilizo um desktop e um note enquanto eu assisto o video eu já vou fazendo os programas junto com o instrutor, isso tem me ajudado bastante e quando chego ao final da aula simplesmente avanço o Consolidando o seu conhecimento, pois já pratiquei no inicio da aula.

espero não estar sendo incoerente postando em um tópico antigo, mais o assunto é relevante e gostaria de deixar meu feed sobre; Eu também já acompanho o vídeo executando o código junto com o professor, e apesar de até agora eu só ter recorrido uma vez para o exercício de revisão devido a metodologia que estou aplicando acho que apesar de "chato" pra quem já leu, fez todo o código e conseguiu pegar o conteúdo, aquela parte da revisão é essencial pra fixar o aprendizado caso o aluno tenha ficado com dúvidas, é como um extintor de incêndio, talvez você fique dias e dias sem precisar usar, mais um dia certamente você irá precisar dele e se ele não estiver ali ? seria uma perda caso viesse a deixar de existir essa revisão e em nome do meu temor de que isso aconteça aqui fica o meu feed (2 messes depois do ultimo kk)

eu também costumo fazer o exercício junto com o vídeo. acho que os vídeos poderia ser divididos para ficarem mais curtos, e logo após o vídeo ter exercícios para ajudar a fixar. Eu curti muitooo um exercício antigo que teve para se calcular consumo gasolina e álcool. Gostaria que tivesse mais exercícios desses.