Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Tópico 2 - Segmentação: dúvida sobre personas

No curso Estratégias de marketing: Lançamento de produto digital, no módulo 2. Segmentação, na questão sobre a construção de personas, é informado que o correto é realizar pesquisas e, com base nas informações, criar um personagem que represente a média dos usuários típicos. Porém, em outros cursos que também tratam da criação de personas, é informado que podem ser construídas até 4 ou 5 personas diferentes, justamente para dar profundidade e criarmos estratégias e conteúdos mais específicos para cada perfil. Na minha opinião, as duas informações são conflitantes, pois a primeira busca criar uma persona média que representa vários perfis enquanto a segunda dá liberdade para diferenças. Particularmente, prefiro a estratégia de criar diversas personas, mais profundas, menos gerais. Estou correto em minha interpretação das informações? Caso esteja, alguma estratégia é recomendada em detrimento da outra?

2 respostas
solução!

Oi, Leandro. Nos cursos que já fiz aqui na Alura, a maioria fala para criar até umas 4 ou 5 personas. Eu acho que o curso que vc fez, o professor deu como exemplo uma s[o, mas não que isso é obrigação, eu acho que ele usou um só pra exemplificar. Outra coisa é se a empresa/ produto com que vc está trabalhando realmente tem público para ter 4 a 5 personas, eu acho que uma empresa grande como a Claro, o site deles deve ter 5 personas, ou até mais, mas é pq eles tem mais de 63K. Se sua empresa tem 1K, sei lá, 1 persona seria ok.

Obrigado, Amanda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software