3
respostas

Tomada de decisão

Oi gente, tudo certo?

Eu já trabalhei em uma empresa que eu auxiliava na definição da agenda da equipe de instalação. Nessa função, eu tinha que verificar a previsão do tempo (pois em dias de chuva, a equipe não consegue executar a instalação dos equipamentos); conferir material do cliente; checar a quantidade de material no estoque; quando não houvesse material o bastante, eu tinha que fazer cotação com os fornecedores e fazer ordem de compra de material, avisar o financeiro da empresa para combinar o pagamento com o fornecedor e combinar um prazo de entrega do material; entrar em contato com o cliente para avisar a data que a instalação dele foi agendada; e quando o cliente concorda com a data, eu preparava os documentos que a equipe precisava ter em mãos (como a ordem de serviço e relatório de instalação). Ufa... E isso era só uma entre as outras funções que eu tinha na empresa (^^; )>

No começo, eu consegui manter um ritmo bom de agendamento e estoque de material, até que eu comecei a delegar algumas etapas deste processo para um colega e o estoque se tornou um gargalo no processo, pois sempre faltava algum material.

E é aí que vem minha pergunta: meus chefes eram do tipo mais 'tranquilo' em relação a falhas/prazos não concluídos. Quando as coisas começaram a sair do controle, uma reunião foi convocada e eles quiseram ouvir cada um dos envolvidos para buscar uma solução. Não sei se isso será tratado mais adiante no curso, mas qual seria a melhor atitude a ser tomada com chefes que não admitem erros na equipe?

3 respostas

Se não resolver conversando, escala

Fabiana, uma coisa que faz muito sentido nessas horas é o seguinte: nem sempre nos encaixamos na cultura empresarial!

Existem pessoas que funcionam super bem com esse tipo de situação, outras não. Para cada situação, uma atitude.

Dito isso, é importante você se conhecer bem e entender como reage a esse tipo de ambiente.

Depois disso, digamos que não seja um grande problema (que é o meu caso, inclusive kkk), procure ter tudo muito bem documentado, procure seguir as regulamentações prescritas e com esse arcabouço se proteger de eventuais pressões por falhas.

Em suma, um problema em uma cadeia de valor normalmente não tem uma só causa tampouco vai apresentar causas óbvias, logo, se você conseguir garantir que o básico foi cumprido, fica mais fácil trabalhar em cenários assim.

Pois é Guilherme, nas ocasiões em que a atitude dos outros foi mais ríspida, eu tenho a tendência de 'travar' e não conseguir elaborar respostas rápidas ao que está sendo cobrado/exigido.

No entanto, a empresa estava se tornando cada vez mais burocrática em cada etapa do processo, ou seja, quase tudo era documentado (^^; Desde o início da negociação com o cliente até os primeiros resultados do equipamento após a instalação e sua manutenção. Por exemplo, para a conferência do material que seria instalado, cada cliente recebia uma ficha; toda ordem de compra era impressa, registrada no arquivo do cliente e repassada para o financeiro; toda vez que a equipe de instalação se deslocava até o cliente, eles deveriam ter, pelo menos, a ordem de serviço em mãos.

Acho que era por isso que meus chefes eram 'calmos', já que todo o processo estava sendo registrado e, como você disse, era fácil provar se cada um estava fazendo sua parte. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software