Bom dia, Maria! Como está?
Fico feliz que tenha gostado dos sites indicados! Realmente, essas grandes companhias internacionais são ótimos exemplos!
Sobre sua dúvida, não é que não existam empresas no Brasil com um tom e voz bem desenvolvidos, mas as referências internacionais são frequentemente citadas porque possuem guias de estilo muito bem documentados e acessíveis online, o que facilita o estudo e a inspiração. No entanto, temos sim empresas brasileiras que trabalham muito bem essa questão. Por exemplo:
- Magazine Luiza: A Lu, personagem virtual da empresa, é um ótimo exemplo de como criar uma voz consistente e engajadora.
Esse é um exemplo, mas há muitas outras empresas no Brasil que também investem em uma comunicação bem trabalhada. A ideia de olhar para exemplos internacionais é para ampliar o repertório e ver como diferentes culturas e mercados abordam a questão do tom e voz, ok?
Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!
Até breve!!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!