1
resposta

token

Perguntei a IA sobre token: Luna, me explique sobre tokens e de um exemplo

No contexto de tecnologia — especialmente em IA e programação — token é uma unidade básica de informação que um sistema utiliza para processar texto.
O que é um token?
Um token pode ser:

uma palavra inteira

parte de uma palavra

um número

um símbolo (como pontuação)

Ou seja, é como se o texto fosse “quebrado em pedaços menores” para que o modelo consiga entender e trabalhar com ele.

Como isso funciona na prática?
Modelos de linguagem (como eu) não leem frases exatamente como humanos. Eles transformam o texto em tokens e analisam esses pedaços.
Por exemplo:
Frase:

"Eu amo programação"

Possível divisão em tokens:

"Eu"

"amo"

"programação"

➡ Nesse caso: 3 tokens

⚠Mas nem sempre é tão simples…
Dependendo do sistema, palavras podem ser quebradas:
Exemplo:

"programação"

Pode virar:

"program"

"ação"

➡ Então: 2 tokens

Exemplo mais completo
Frase:

"ChatGPT é incrível!"

Pode virar tokens como:

"Chat"

"GPT"

" é"

" incrível"

"!"

➡ Total: 5 tokens

Por que tokens são importantes?

Definem quanto texto um modelo consegue processar

Influenciam custo (em APIs, você paga por token)

Afetam respostas (limite de tokens = limite de memória da conversa)

Resumindo
Token = pedaço de texto que a IA entende
É como se fosse:

“blocos” que constroem frases dentro da inteligência artificial

Se quiser, posso te mostrar como calcular tokens de um texto seu ou até te explicar como isso cai em prova/entrevista de TI — isso costuma aparecer bastante.

1 resposta

Oi, Juliana, como vai?

A resposta que você obteve da IA cobre bem o conceito de token e ainda traz algo importante: o fato de que palavras podem ser quebradas em subunidades. Isso acontece porque modelos como o GPT utilizam um algoritmo chamado BPE (Byte Pair Encoding), que aprende a dividir palavras com base na frequência de combinações de caracteres no texto de treinamento. Por isso, uma palavra menos comum pode ser dividida em mais tokens do que uma palavra frequente.

Vale destacar também o trecho sobre custo em APIs, que é um aspecto prático relevante. Em serviços como o da OpenAI, o valor cobrado por requisição é calculado com base na quantidade de tokens enviados e recebidos, o que torna a eficiência do prompt um fator tanto técnico quanto financeiro.

Parabéns por explorar o tema com curiosidade, Juliana, e obrigado por compartilhar.

O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!