1
resposta

Todos papeis são obrigatórios?

Todos os papeis da metodologia são obrigatórios ou isso pode ser flexível? Se adaptando a necessidade de um time.

Por exemplo:

Time 1:

  • Desenvolvedor(a)
  • Cliente
  • Cleaning

Time 2:

  • Desenvolvedor(a)
  • Cliente
  • Tracker
  • Gerente
  • Testador
1 resposta

Oi Luan, como vai?

De acordo com Kent Beck, uma equipe madura de XP não deve confiar em papéis rígidos, mas reconhecer que os papéis podem ser úteis para as equipes iniciantes, até que elas comecem a atrapalhar a colaboração.

Dito isto, há alguns papéis comuns que as pessoas associam à XP:

  • Cliente: idealmente, deve haver um cliente real no local para responder perguntas, priorizar histórias de usuários ou colaborar com testes de aceitação. Quando isto não for possível, esta função poderia ser cumprida por um representante do cliente.
  • Programadores: em uma equipe de XP, os programadores estimam o esforço necessário para completar tarefas e histórias, escrever testes automatizados e implementar as histórias.
  • Treinador: Não é necessário ter um treinador, e muitas equipes alcançaram sucesso sem um treinador. Entretanto, ter alguém com experiência em XP para treinar uma equipe pode garantir que os membros da equipe sigam as práticas, transforme-as em hábitos e não voltem aos velhos costumes.
  • Rastreador: Um rastreador rastreia as métricas de progresso da equipe e conversa com cada membro da equipe para identificar bloqueios no caminho e descobrir soluções. O rastreador calcula as métricas que indicam quão bem a equipe está se saindo, tais como velocidade e gráficos burndown, ou a equipe usa um scrum digital ou um quadro kanban que os calcula automaticamente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software