7
respostas

Todo roteador é um switch?

Todos esses roteadores normais de casa com 4 saídas são switch ou tem alguns que são hubs?

7 respostas

Emerson, tudo bem ?

A grande maioria tem switch, alguns não tem. Mas esses que você tá falando são switch sim.

Também fiquei imaginando isso quando ele falou de switch.

Mas o switch tbm não é chamado de comutador de camada de enlace? O diferenciando do roteador? Oq isso quer dizer? Desculpe aproveitar a pergunta de outra pessoa.

Olá Lucas,

Isso seria referente as camadas do modelo osi , que estabelecem as responsabilidades de cada etapa no processo de comunicação. A camada de enlace seria a camada 2 do modelo osi, onde teríamos nesse camads o protocolo MAC que são aprendidos pelos switches, por isso essa referência ao nome camada de enlace

A principio sim, dependendo do seu uso também é considerado um dominio de colisão

Ok, eh pq estou vendo redes na faculdade tbm e no livro de Kurose e Ross. Neles o switch é tratado como algo que fica na cidade comutando um tráfego gigantesco, roteadores tbm. Bem diferente do que vemos no curso ou eu vejo na minha casa. Devo presumir que eh o mesmo aparelho, só que mais potente?

Olá Lucas,

Não sei ao certo como está o livro do Kurose e Ross, o que acontece é que os roteadores que compramos para utilização na nossa casa já teria a função de um roteador e um Switch, ou seja, seria dois equipamentos em um. Pode reparar que tem uma porta que tem uma cor ou nomenclatura diferente das outras, essa porta é que recebe a conexão do provedor de serviços. Isso é feito, porque muitas vezes, o usuário final não sabe o que é um roteador e o que é um switch, por isso que temos esses "dois equipamentos em um"

Os switches por padrão são equipamentos responsáveis pelo transporte de tráfego na camada 2 do modelo OSI, a camada de enlace de dados.

Olá, Acabei de pesquisar a diferença e sempre vi o roteador como um hub. : ( Acreditava que o switch gerenciava a transmissão e o roteador não. O termo Hub switch veio para confundir ..

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software