Todos esses roteadores normais de casa com 4 saídas são switch ou tem alguns que são hubs?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Todos esses roteadores normais de casa com 4 saídas são switch ou tem alguns que são hubs?
Emerson, tudo bem ?
A grande maioria tem switch, alguns não tem. Mas esses que você tá falando são switch sim.
Também fiquei imaginando isso quando ele falou de switch.
Mas o switch tbm não é chamado de comutador de camada de enlace? O diferenciando do roteador? Oq isso quer dizer? Desculpe aproveitar a pergunta de outra pessoa.
Olá Lucas,
Isso seria referente as camadas do modelo osi , que estabelecem as responsabilidades de cada etapa no processo de comunicação. A camada de enlace seria a camada 2 do modelo osi, onde teríamos nesse camads o protocolo MAC que são aprendidos pelos switches, por isso essa referência ao nome camada de enlace
A principio sim, dependendo do seu uso também é considerado um dominio de colisão
Ok, eh pq estou vendo redes na faculdade tbm e no livro de Kurose e Ross. Neles o switch é tratado como algo que fica na cidade comutando um tráfego gigantesco, roteadores tbm. Bem diferente do que vemos no curso ou eu vejo na minha casa. Devo presumir que eh o mesmo aparelho, só que mais potente?
Olá Lucas,
Não sei ao certo como está o livro do Kurose e Ross, o que acontece é que os roteadores que compramos para utilização na nossa casa já teria a função de um roteador e um Switch, ou seja, seria dois equipamentos em um. Pode reparar que tem uma porta que tem uma cor ou nomenclatura diferente das outras, essa porta é que recebe a conexão do provedor de serviços. Isso é feito, porque muitas vezes, o usuário final não sabe o que é um roteador e o que é um switch, por isso que temos esses "dois equipamentos em um"
Os switches por padrão são equipamentos responsáveis pelo transporte de tráfego na camada 2 do modelo OSI, a camada de enlace de dados.
Olá, Acabei de pesquisar a diferença e sempre vi o roteador como um hub. : ( Acreditava que o switch gerenciava a transmissão e o roteador não. O termo Hub switch veio para confundir ..