Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Toda Entidade realmente precisa de uma PK?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Vendo sobre a 1FN (Primeira Normalização) eu vejo que muitas vezes a solução pode ser uma tabela associativa. Como por exemplo aqui: (https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-de-banco-de-dados-relacional-normalizacao/task/141992) onde a solução é criar uma tabela associativa para os itens de cada encomenda, onde haverá a FK da Encomenda (Id da encomenda) e o item em um atributo dessa entidade. A minha pergunta é, poderia essa tabela associativa ficar sem uma PK? Para que eu usaria o ID do item está dentro da encomenda? Não seria uso sem necessidade do armazenamento?

Desde já agradeço as respostas! :D

1 resposta
solução!

Oi, Gabriel, tudo bem?

Primeiramente, é importante lembrar que a chave primária (PK) tem como principal objetivo identificar unicamente cada registro em uma tabela. Em muitos casos, como na tabela associativa que você mencionou, pode parecer que a PK não é necessária, mas ela pode trazer benefícios.

No exemplo que você deu, a tabela associativa é criada para representar a relação entre "Encomendas" e "Itens". A chave primária nessa tabela associativa poderia ser uma combinação das chaves estrangeiras (FKs) da "Encomenda" e do "Item". Isso garantiria que cada encomenda só poderia ter um item específico uma única vez, evitando duplicatas.

Além disso, ter uma chave primária facilita a indexação dos dados, o que pode melhorar significativamente o desempenho do banco de dados em operações de busca, atualização e exclusão.

Por fim, vale lembrar que existem situações onde a chave primária pode não ser necessária ou até mesmo indesejada. Por exemplo, em tabelas de logs, onde os dados são apenas inseridos e nunca atualizados ou excluídos. No entanto, geralmente, em tabelas que representam entidades ou relações, é recomendado ter uma chave primária.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software