2
respostas

Tive uma experiencia muito ruim trabalhando numa aplicação em microservices

Tive uma experiencia muito ruim trabalhando numa aplicação em microservices que pra botar tudo pra rodar era uma dificuldade do tamanho do dia inteiro, cada serviço dependendo de varios outros pra funcionar, aí tinha que baixar varios repositorios, botar tudo pra rodar, modificar as variáveis de ambiente, um verdadeiro PÉ NO SACO pra debugar um erro no fluxo de criação de conta, que deveria ser algo simples! Alguém já passou por algo parecido e sabe se isso é normal e faz parte das desvantagens de microserviços?

2 respostas

acho que um dos problemas mais comuns é o micro-service não ser indicado para o tipo de uso da sua aplicação. Quando a complexidade dele não é facilmente substituída por uma simplicidade que a separação imediata de um monólito necessita, é um bom indicativo que está sendo implementado um micro-serviço ineficiente.

Fala, Gabriel. Compartilhando uma experiência que eu tive, que pelo menos pra mim não foi traumatizante, é que tínhamos um cluster para o ambiente de desenvolvimento (apesar de não ser cloud). Todos os serviços necessários para aplicação rodam nesse ambiente e apenas o serviço que queríamos mexer ficava na máquina local. Dessa forma era bem simples fazer uma inspeção/modificação pontual, até mesmo em mais de um serviço. Então quando o serviço da nossa máquina local precisava se comunicar com outro serviço, ele batia no ambiente de desenvolvimento. Cada microsserviço tinha variáveis de ambiente para este cluster ou podiam ser sobrescritos para o localhost, caso a necessidade de testar um outro microsserviço localmente também.

O meu exemplo é apenas uma forma de atingir o objetivo dessa necessidade mas acho que a ideia é por aí.

Abs.