Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Victor, tudo bem!
Você conseguiu resolver a atividade? Caso não, aqui está uma forma de resolvê-la:
Para calcular o valor com desconto para cada produto, você pode usar a fórmula que aplica o percentual de desconto ao preço unitário. No seu caso, o desconto é de 10%, conforme indicado na célula I4.
A fórmula base para calcular o preço com desconto é:
=Preço_Unitário * (1 - Desconto)
# ou
= Preço_Unitário - (Preço_Unitário * Desconto)
Ambas as formas resolvem o problema, sendo que a primeira pega a porcentagem restante (1 - 0,10 = 0,90 ou 90%) e multiplica pelo preço unitário e a segunda calcula primeiro o desconto (valor de 10%) e subtrai do total.
No Excel, considerando que o preço unitário está na coluna D e o desconto na célula I4, a fórmula para a célula E4 (Preço c/ Desconto) seria:
=D4 * (1 - $I$4)
Certifique-se de usar o símbolo $ para fixar a célula I4, permitindo que você arraste a fórmula para as outras células da coluna E sem alterar a referência do desconto.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá Afonso!
Estou fazendo na tabela de produtos. E pergunto:
Por que no meu caso apenas deu o valor correto utilizando a primeira fórmula que você propôs? E não entendo motivo de colocar o número 1.
=Preço_Unitário * (1 - Desconto)
E por que quando usei esta fórmula abaixo, veio o valor do desconto, R$ 2,59, e não o preço com desconto?
= Preço_Unitário - (Preço_Unitário * Desconto)
Desde já, obrigada! :)
Olá, Evellin!
O motivo de usar o valor 1 é porque ele equivale a 100% = 100/100 = 1. Se você clicar em cima da célula que tem o valor 10% verá que ela apresenta o valor 0,1, pois 10% = 10/100 = 0,1.
Logo, se eu subtraio 1 por 0,1 obtenho o valor de 0,9, que é o mesmo que 90% = 90/100 = 0,9. Assim, multiplicando o Preço unitário por 0,9 acharia o preço do produto com 10% de desconto que é o mesmo que 90% do valor total do produto, entendeu?
Quanto ao fato da 2ª fórmula não funcionar provavelmente você pode ter esquecido algum trecho ou valor, pois a lógica é a mesma porque a 2ª fórmula nada mais é que a aplicação da operação associativa da 1ª fórmula. Olha como seria para a 1ª célula do desafio:
=D4 - (D4 * I4)
O que eu faço aqui é pegar o preço unitário e subtrair de 10% do preço unitário, o que daria: 25,90 - 2,59 = 23, 31
Espero ter ajudado!
Ajudou sim Afonso! Muito obrigada!! :)