Olá, Victor, tudo bem!
Você conseguiu resolver a atividade? Caso não, aqui está uma forma de resolvê-la:
Para calcular o valor com desconto para cada produto, você pode usar a fórmula que aplica o percentual de desconto ao preço unitário. No seu caso, o desconto é de 10%, conforme indicado na célula I4
.
A fórmula base para calcular o preço com desconto é:
=Preço_Unitário * (1 - Desconto)
# ou
= Preço_Unitário - (Preço_Unitário * Desconto)
Ambas as formas resolvem o problema, sendo que a primeira pega a porcentagem restante (1 - 0,10 = 0,90 ou 90%) e multiplica pelo preço unitário e a segunda calcula primeiro o desconto (valor de 10%) e subtrai do total.
No Excel, considerando que o preço unitário está na coluna D e o desconto na célula I4, a fórmula para a célula E4 (Preço c/ Desconto) seria:
=D4 * (1 - $I$4)
Certifique-se de usar o símbolo $
para fixar a célula I4, permitindo que você arraste a fórmula para as outras células da coluna E sem alterar a referência do desconto.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá Afonso!
Estou fazendo na tabela de produtos. E pergunto:
Por que no meu caso apenas deu o valor correto utilizando a primeira fórmula que você propôs? E não entendo motivo de colocar o número 1.
=Preço_Unitário * (1 - Desconto)
E por que quando usei esta fórmula abaixo, veio o valor do desconto, R$ 2,59, e não o preço com desconto?
= Preço_Unitário - (Preço_Unitário * Desconto)
Desde já, obrigada! :)
Olá, Evellin!
O motivo de usar o valor 1 é porque ele equivale a 100% = 100/100 = 1. Se você clicar em cima da célula que tem o valor 10% verá que ela apresenta o valor 0,1, pois 10% = 10/100 = 0,1.
Logo, se eu subtraio 1 por 0,1 obtenho o valor de 0,9, que é o mesmo que 90% = 90/100 = 0,9. Assim, multiplicando o Preço unitário por 0,9 acharia o preço do produto com 10% de desconto que é o mesmo que 90% do valor total do produto, entendeu?
Quanto ao fato da 2ª fórmula não funcionar provavelmente você pode ter esquecido algum trecho ou valor, pois a lógica é a mesma porque a 2ª fórmula nada mais é que a aplicação da operação associativa da 1ª fórmula. Olha como seria para a 1ª célula do desafio:
=D4 - (D4 * I4)
O que eu faço aqui é pegar o preço unitário e subtrair de 10% do preço unitário, o que daria: 25,90 - 2,59 = 23, 31
Espero ter ajudado!
Ajudou sim Afonso! Muito obrigada!! :)