Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Titular ou conta ?

É só por questões de facilidade essa dúvida, não seria melhor criar uma conta no cliente do que um titular na conta ? motivo:

public class Conta
{
    private double saldo;
    private int agencia;
    private int numero;

    ...
}



public class Cliente
{
    private String nome;
    private String cpf;
    private String profissao;
    private Conta conta;

    ...
}

Assim ao modificar a conta do paulo eu verifico no próprio cliente dessa forma:

public class teste
{
    public static void main(String[] args)
    {
        Cliente paulo= new Cliente();
        Conta conta=new Conta();

        paulo.setNome("Paulo Silveira");
        paulo.setConta(conta);
        paulo.conta.deposita(100);
        paulo.conta.saca(10);

        Cliente jessica=new Cliente();
        Conta conta2=new Conta();

        jessica.setConta(conta2);
        paulo.conta.transfere(90,jessica.conta);
    }
}

Falo porque obviamente não tenho experiência nenhuma em java, mas eu teria que criar um titular em tudo que teria vinculo com o cliente então qualquer outro objeto vinculado com ele está nele mantendo um controle maior.

1 resposta
solução!

Olá Matheus,

Entendi o seu ponto, porém um problema que eu vejo nessa forma é que sempre que um cliente quiser abrir uma nova conta você teria que adicionar uma nova variavel chamada conta 2, conta 3 e segue.

No caso da conta recebendo o cliente, sabemos exatamente quantos titulares uma conta tem.

Além disso pelo seu objetivo você consegue fazer tudo isso ao cliente antes de inserirlo na conta. Depois de colocado o cliente como um titular quase sempre que você chamar um método para mexer na conta será relacionado a conta, como deposita transfere ou saca o que dessa forma, todas as vezes que voceê precisar fazer isso você terá que especificar qual cliente você está fazendo isso o que torna tudo um pouco mais difícil.

Tenho alguns outros motivos que poderia citar que deixariam tudo um pouco mais complicado depois, porém acho que esses dois já são suficientes para explicar. Espero ter ajudado, se ainda estiver com dúvidas por favor pergunte!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software