3
respostas

Tirar a certificação JAVA ou estudar frameworks WEB?

Bom dia,

Tenho o objetivo de encontrar uma vaga como Desenvolvedor Java Júnior, moro na Região de Campinas -SP, já trabalhei com Delphi, Visual Basic e PLSQL, por alguns anos.

Há alguns bons meses comecei estudar JAVA mais fortemente, e agora depois desse tempo, acredito que estou compreendendo bem os fundamentos para JAVA WEB - Servlets, Protocolo HTTP, etc.

Pelo que tenho lido o próximo passo lógico seria entrar no mundo dos frameworks como SPRING MVC, JPA, HIBERNATE, etc.

Porém tenho analisado que seria muito interessante também, ter uma certificação no caso a Java SE 8 Programmer I, para fundamentar o conhecimento.

Há minha dúvida é sobre o que é mais valorizado no Mercado, ou seja compensa tirar a Certificação e deixar os frameworks para depois ou o inverso?

Obs.: Estou desempregado e de férias da faculdade, ou seja estou com tempo para estudar rs.

Obrigado pela atenção!

3 respostas

Oi Rodrigo tudo bem? Posso opinar bem pouco sobre o assunto de certificação, mas gostaria de deixar minha contribuição, a resposta é: depende!

Se seu objetivo para curto prazo é conseguir a vaga, talvez o interessante seja estudar os frameworks de acordo com as demandas das vagas, vale dar uma pesquisada.

A certificação com certeza tem seu valor, mas acredito que pode ficar para um momento mais adiante. A base disso é que as vagas vão te exigir o conhecimento sobre a tecnologia e não a certificação em si.

Acredito sim, que seja uma ótima ideia se certificar, mas depende bastante do seu objetivo mais importante agora, arrumar uma vaga na área e começar a trabalhar ou ter a certificação? Lembre-se que não são coisas exclusivas, você com certeza pode tirá a certificação enquanto trabalha, aliás é certeza que você não vai parar de estudar tão cedo (ahahaha).

Acho também que o trabalho pode acabar ajudando, já que você estará diariamente praticando. Boa sorte e bons estudos!

Boa Tarde,

Depois de algum tempo dessa postagem em determinado processo seletivo que fiz, houve um teste onde cairam várias perguntas de certificação, de cunho puramente teórico, digo isso por que como sou aluno da Aluno da Alura, pesquisei sobre o conteúdo das perguntas que eu acreditava ser de certificação e elas estavam todas atreladas aos cursos de: Certificação Java SE 7 Programmer I, na plataforma deles.

Ou seja não se pode considerar Certificação OU framework WEB. Escolher entre um e outro é reduzir as chances no mercado, a escolha é só quando vai ser um e quando irá ser o outro.:sweat_smile:

Moro no DF e participo de um grupo feito pelo Google Groups, chamado ClubInfoBSB.

O pessoal coloca as oportunidades de emprego no grupo, e toda vaga de Java é requisitada a OCJP 6 para cima, de vez em nunca aparece uma vaga sem este requisito.