Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tipos de variáveis - a explicação definitiva

Olá devs,

Quero compartilhar aqui uma dúvida que tive por um tempo e agora obtive maiores esclarecimentos. Esta é uma questão básica e mesmo que alguns saibam o que cada tipo de variável significa, outros podem não tem convicção do que exatamente são. Estou falando das definições de variáveis explicadas pelo Guilherme: variáveis de classe, locais, de objeto, de instância e atributos de classe.

Variáveis locais - ficam dentro de métodos/construtores.

Variáveis de classe - estas vão dentro da classe, mas fora de qualquer método.

Variáveis de instância - mesmo que variável de classe.

Variável de objeto - mesmo que variável de classe/variável de instância.

Atributo de objeto - mesmo que variável de classe/variável de instância/variável de objeto.

Variável de referência - estas recebem uma instância de classe.

As variáveis que geralmente são confundidas são as de instância e as de referência, pois como o nome já diz, variável de instância dá a entender que é uma instância de classe.

Particularmente procuro usar somente as expressões variáveis locais, variáveis de classe e variáveis de referência pois são auto-explicativas.

Apesar de ser um lembrete simples, espero que este post sirva para quem está estudando java e buscando a certificação, assim como eu.

1 resposta
solução!

Obrigado Thiago Medeiros pela contribuição. Tenha um bom dia!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software