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Tipos de Serviços (principal, apoio, intensificador)

Trabalho em uma empresa de consultoria para benefícios fiscais.

O core da empresa é basicamente desenvolver documentos de defesa técnica para projetos de diversos seguimentos.

O departamento de consultoria utiliza um software de desenvolvimento próprio para acompanhar as métricas e demandas.

Posso considerar que os desenvolvimentos e manutenção deste software seria o serviço principal ? e os secundários seriam por exemplo o banco de dados do software, os aplicativos de escritório necessários para a confecção das documentações (pacote office) ?

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Caro Ericson,

Obrigado pela sua postagem!

Considerando a visão "core" da empresa que você citou, podemos classificar os serviços citados na perspectiva da sua empresa de prestação de serviços de consultoria da seguinte forma:

Serviços Principais: Confecção de Documentos de Defesa Técnica

Serviços Secundários: Pacote office (aplicativos)

Serviços de Apoio: Desenvolvimento e Manutenção do software, BD do software

Premissas usadas para chegarmos a classificação acima:

Serviço Principal: O que a empresa entrega ao prestar consultoria (documentos de defesa técnica) então a prestação de consultoria está diretamente ligada a elaboração deste documentos.

Serviços Secundários: Onde estes documentos são gerados (ambiente) no pacote office, logo precisamos ter este ambiente para entregar o serviço principal. Note que este ambiente é secundário, pois numa emergência por exemplo se a empresa usa o MS-Word poderia usar o Google docs para manter o Serviço Principal, por exemplo.

Serviços de Apoio: Ferramentas e rotinas de apoio e gestão de documentos por meio de desenvolvimento & manutenção e registro em BD. Note que estes são de apoio pois, podemos fazer a gestão e registro manual dos documentos confeccionados e entregues a empresa e mesmo assim continuar prestando consultoria.

Por fim, a sua sugestão de classificação dos serviços estaria correta na ótica interna da empresa, caso o core da empresa fosse comercializar um software para emissão de documentos de defesa técnica.

Esperamos poder ter esclarecido sua dúvida!

Bons estudos!

Entendi seu ponto.

Porém o professor fala no curso do ponto de vista de TI.

Neste caso, como minha empresa não é uma empresa core em TI, deste ponto de vista eu não poderia considerar a confecção de documentos como serviço principal certo ?

solução!

Caro Ericson,

Caso a empresa fosse de TI o serviço principal dela poderia se, por exemplo "prover plataforma de geração e gestão de workflow de documentos customizados ( voltados a obtenção de benefícios fiscais)".

No caso da sua empresa (não TI) o serviço principal seria prestar consultoria voltada a obtenção de benefícios fiscais apoiada pelo serviço de emissão de documentos. Ou seja, sua empresa poderia prestar consultoria no tema, mesmo sem emitir um documento, neste caso poderia usar um outro formato de comunicação de comunicação, como por exemplo, dar uma palestra e responder a perguntas sobre o tema (benefícios fiscais) no final.

A visão de serviço principal é sempre o que é imprescindível para ela atender aos seus clientes que seria produzir um entregável (no caso consultoria voltada a benefícios fiscais). Geralmente estas informações estão na "missão" da empresa.

Bons estudos!

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