Olá, João! Tudo bem?
Este objetivo abrangente, como no seu exemplo, ser a empresa líder de mercado, pode ser a visão da empresa. Neste sentido, este seria o grande sonho a longo prazo da organização. Para alcançá-lo precisamos definir os objetivos, indicadores e metas que iremos seguir para orientar o negócio à estratégia. Nesse contexto, existem algumas formas de fazer este acompanhamento, como o uso de BSC e as OKRs.
Para as OKRs, conforme apresentado neste curso, definimos objetivos e resultados chave para acompanhá-los. Assim, você pode ter OKRs de longo prazo, alinhadas à visão da empresa, mas também é interessante definir OKRs de curto/médio prazo com objetivos que sejam alcançados com maior agilidade.
Exemplo: Suponhamos que acabamos de iniciar nosso negócio e nossa visão é ser o líder em vendas de determinado setor.
Definir um OKR estratégico (longo prazo):
- Objetivo: Liderar as vendas em nosso segmento de mercado
- KR: Ultrapassar em 20% o volume de vendas do maior concorrente do nosso segmento de mercado ----- Prazo: 5 anos
Definir OKRs Táticos (médio prazo):
- Objetivo: Obter maior presença física em localidades variadas
- KR: Aumentar em 50% a quantidade de lojas físicas em território nacional ---------- Prazo: 1 ano
Definir os OKRS Operacionais (curto prazo):
- Objetivo: Atrair novos clientes
- KR1: Contatar 300 novas pessoas que possivelmente tenham interesse em nosso produto
- KR2: Fechar 100 vendas com novos clientes
- Prazo: 3 meses
Este é apenas um exemplo hipotético, você poderia definir mais KRs, mais objetivos, e adaptar para algum contexto específico.
Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos neste assunto, sugiro que dê uma conferida no curso "OKR: direcionando seu negócio para resultados" e o Alura+ "OKR - O que são e como aplicá-los"
Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!
Abraços e bons estudos! :)