Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tipos de bechmarketing

O Bechmarketing é um técnica de gestão muito interessante. Alguns o dividem em interno (dentro da própria organização) e externo (comparando com outras empresas). Outros o dividem como organizacional, desempenho, processos. Por fim os dados mais atuais dividem o bechmarketing em interno, competitivo, funcional, genérico e com cooperação. Sua classificação se define por meio do tipo de parâmetro que se irá seguir.

Fontes: https://www.teclogica.com.br/saiba-quais-sao-os-diferentes-tipos-de-benchmarking/

https://www.tableau.com/pt-br/learn/articles/benchmarking

https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/tecnica-de-auditoria-benchmarking.htm

1 resposta
solução!

Olá Roberta!

Parabéns pela sua busca e compreensão.

O benchmarking (aqui um cuidado apenas - não é benchmarketing) é um processo de avaliação sistemática em que os produtos, serviços e processos de uma empresa são comparados com os daqueles que são reconhecidos como líderes ou "referência" na indústria. Seu objetivo é obter uma medida de desempenho comparativa, identificar as melhores práticas do setor e entender como essas práticas foram implementadas para melhorar o próprio desempenho. Como você bem pontuou, ele pode acontecer entre áreas da mesma empresa, entre empresas do mesmo setor e entre empresas de diferentes setores.

Existem diferentes tipos de benchmarking, incluindo:

Em última análise, o benchmarking permite que você identifique lacunas no desempenho, estabeleça metas baseadas em um padrão de excelência e implemente mudanças para alcançar a superioridade competitiva.

Apenas deixo um alerta: Não é porque funciona melhor para o outro que funcionará melhor para mim. Antes de aplicar práticas evidenciadas em um benchmarking, deve haver uma análise crítica do contexto para filtrar o que faz sentido e mesmo para criar suas próprias boas práticas. Com o tempo, sua empresa poderá estar servindo de benchmarking para as demais. :)

Bons estudos!