Alguém poderia me explicar melhor o que seria um tipo por Valor e por Referencia, não consegui entender direito a diferença entre eles, e se possível com algum exemplo de ambos. Obrigado!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém poderia me explicar melhor o que seria um tipo por Valor e por Referencia, não consegui entender direito a diferença entre eles, e se possível com algum exemplo de ambos. Obrigado!
Olá Gabriel, bom dia.
Como você sabe na programação é comum armazenar dados em variáveis, para que possamos trabalhar com elas ao longo de métodos, funções ou quaisquer outros comportamentos. Dito isso vamos imaginar uma variável A que possui o valor de 5, Logo A=5.
Essa variável irá passar por 2 métodos, um onde ela será passada por valor, e o outro onde é passado por referência, no método que é passado por valor a variável A não sofre alterações no seu valor, então mesmo após a execução do método ela permanecerá A=5.
Já na passagem por referência quaisquer alterações que o valor sofrer dentro do método, irá impactar diretamente no valor da variável. Eu vou deixar para você um GIF, na época que eu era estagiário ele me ajudou a visualizar melhor essa condição.
Atenciosamente, Pedro Marcello.