(Mantendo o foco na empresa HBO, na qual havia escolhido antes.)
**1.Empresa analisada? **
HBO - Vende conteúdo de audiovisual para o público B2C.
**2. quais são as áreas do marketing dessa empresa? **
Time de Mídia paga (tráfego): cria campanhas em redes sociais com conteúdos voltados ao público final.
Time de conteúdo: escolhendo anúncios que apresentem os diversos conteúdos que a plataforma oferece para diferentes tipos de pessoas e gostos.
Time CRM: O time que mantém a conexão da plataforma com o público mandando e-mails sobre novas séries e atualizações de conteúdo com base nos interesses do cliente.
Time do análise de dados: observa cliques, engajamentos e resultados finais gerados por cada estratégia de conteúdo e contato final. Ajustando e orientando onde deve ter ajustes para melhorar a comunicação com o cliente.
**3. Qual o objetivo de cada área dentro do marketing? **
Time do planejamento e estratégia: Definir o foco e o direcionamento do marketing com base nos principais objetivos traçados. Servindo como o caminho que a equipe deve seguir para manter uma boa estrutura dentro do projeto.
Time do conteúdo: cria conteúdos com base no objetivo principal e no público-alvo. (Nesse caso para b2c) Também focando na melhor linguagem para se comunicar com diferentes tipos de público.
Time do tráfico: usa os conteúdos criados e estuda os melhores meios/plataformas digitais para gerar campanhas, garantindo que o conteúdo certo chegue para as pessoas certas.
Time do CRM: é responsável por manter o relacionamento após o primeiro contato. Mandando e-mails e gerando leads.
Time das redes sociais: time responsável por interagir com o público em uma rede social específica, postando conteúdos engajadores, repostando vídeos de clientes falando bem da plataforma, curtindo e comentando. Gerando maior conexão humana com o público.
Time do análise de dados: o time que irá analisar o resultado de todos os conteúdos, leads, o que gerou mais engajamento, e o que fez o público não clicar ou se afastar. Ele orienta o time e faz ajustes na estratégia, apontando o que não deu certo e o que precisa mudar e melhorar.
**4. Você consegue ver conexão entre as áreas? Cite um exemplo real da empresa. **
Sim. O time das redes sociais postam um trailer da nova temporada de uma série que eu gosto dentro do YouTube, então o time do tráfico divulga, também com a ajuda do tráfego orgânico. E para garantir que eu recebi a notícia, o time do CRM (que já tem informações sobre meus principais interesses) me manda um e-mail automático com o link convidando para ver os novos episódios.
5. Qual dessas áreas do marketing te chamou mais atenção? E por que?
Time de redes sociais e análise de dados. Eu sou uma pessoa pratica, apesar de já ter criado muito conteúdo diferente, mesmo que autodidata experimental dês de criança, minha mente pede para experimentar coisas novas, sem exigir o tempo todo da minha criatividade. Também já fui moderadora de comunidade online, e as redes sociais, interagir com o público são interessantes até. Ver os resultados, analisar e poder orientar sobre o projeto também é muito interessante.