3
respostas

time out e vcn da erro

bom dia, alguém pode me dar uma luz? Está difícil! Fui configurar o exercício do doguito conforme o vídeo e o texto do professor, quando cheguei no cloud-shell, empaquei. O terminal só dava time out, tentei várias vezes , revisei, conferi tudo,. As diferenças que tinham eram 2: uma que meu tenancy eu configurei no meu nome, então o root ficou no meu nome, tive que criar um compartimento a mais, o doguito, mas eu pesquisei, e isso não foi o problema, acredito, senaö eu não conseguiria gerar as máquinas e as chaves, o segundo ponto é que o vídeo e o texto do professor estão desatualizados, aí tenho que ficar procurando as diferenças. acabei apagando tudo, zerei, e agora fui configurar, e está dando problema na vcn, não autorizada, dá erro. Estou perdendo meus creditos, estou nessa a 5 dias. Esqueci, foi uma dificuldade com as politicas

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
3 respostas

Olá Laura.
Parece que o problema está relacionado a permissões (policies) ou ao grupo do usuário dentro do tenancy.
Mesmo que o root compartment esteja com o seu nome, isso não causa erro.
O erro “Not Authorized” ao criar a VCN normalmente indica que o usuário não tem permissão para criar recursos de rede no compartimento escolhido.
Verifique se o seu usuário está no grupo Administrators. Depois, verifique se existe uma policy no root permitindo que esse grupo gerencie todos os recursos.
Também é importante verificar se existe uma policy específica para o compartimento “doguito”, caso você esteja usando esse compartimento.
O Cloud Shell costuma dar timeout quando o usuário não tem permissão para usá-lo, quando há problemas de saldo/créditos ou quando a região está restrita.
As políticas que resolvem o problema são:

Allow group Administrators to manage all-resources in tenancy
Allow group Administrators to use cloud-shell in tenancy

E para o compartimento “doguito”:

Allow group Administrators to manage all-resources in compartment doguito

Verifica ai se resolve e envie um feedback.
Bons estudos.

Boa tarde, o problema do time out ainda não cheguei lá , MAS POR ENCANTO ONTEM DE MANHA QUANDO ABRI O COMPUTADOR A MAQUINA ESTAVA PRONTA, SOZINHA , DO NADA,ANTERIORMENTE, RECEBI ESSE EMAIL :

Oracle Cloud Infrastructure - Resolved

Oracle Cloud Infrastructure Customer,

We've resolved an issue which affected multiple Oracle Cloud Infrastructure services in the Brazil East (Sao Paulo) and India West (Mumbai) regions. Oracle engineers have validated that service functionality is now fully restored.

Customer Impact: During the impact window, customers may have encountered failures when attempting to perform service operations that depend on the OCI Compute API, including create, read, update, or delete (CRUD) operations on their OCI resource

Preliminary Root Cause: We identified that a recent deployment introduced an issue that prevented Compute API operations from completing successfully. Oracle engineers reverted the impacting deployment to mitigate impact.

Reference Number
ac71592a
Start Time
November 19, 2025 18:38 UTC
End Time
November 19, 2025 21:16 UTC
Service(s)
Oracle Cloud Infrastructure

agora empaquei na criação da VM, não tenho acesso as opções de sistema, desde de manhã, e aparece esses **** 'avisos :Não há formas disponíveis para esta imagem. Verifique os limites ou a capacidade do serviço de tenancy para garantir que os recursos exigidos estejam disponíveis. Se preferir, selecione uma nova imagem ou domínio de disponibilidade para ver se as formas estão disponíveis para essa imagem."****
no caso , eu já consegui configurar uma máquina uma vez, mas como estava com problema no time out, eu zerei as configurações e estou refazendo as configurações, além de não me deixar configurar a VM dá erro no final. Esse painel da oracle está estranho, ele demora, agora ele não está me deixando alterar nada: região, imagem, forma, aparece esses avisos:" **Advertência
Você deve selecionar uma sub-rede pública para designar um endereço IPv4 público.
No final quando vou dar o criar dá erro, igual o que aconteceu na vcn. No finala gente fica sem saber se está fazendo errado!

Tenant ID
ocid1.tenancy.oc1..aaaaaaaaqw3k4yu52yjg3fwlatxqq2v4r7bg6ziqnxqnjpu2dwdoineiidaa

Questions?

Oi Laura.
Olha nós aqui outra vez.
Entendo que você está tendo dificuldades para criar a VM na Oracle Cloud, especialmente após o incidente que afetou os serviços da infraestrutura em São Paulo e Mumbai.
Parece que a situação está um pouco confusa, com vários erros aparecendo, como a falta de opções de imagem, problemas com a criação de VM e as mensagens sobre a sub-rede pública e o IPv4.
Aqui estão alguns passos que você pode tentar para resolver esse problema:

1. Verificar a Disponibilidade de Recursos e Limites

O erro que você mencionou, "Não há formas disponíveis para esta imagem", pode ocorrer se o seu tenancy tiver atingido os limites de recursos ou se a região/instância específica não estiver com capacidade disponível. É importante verificar:

• Se o seu tenancy tem recursos suficientes disponíveis (verifique as cotas na Oracle Cloud).
  • Se há alguma limitação na quantidade de instâncias ou formas (VMs) que você pode criar.

Você pode verificar esses limites na Console de Gerenciamento da Oracle Cloud, em Administração > Gerenciar Limites e Recursos.

1. Sub-rede Pública e IPv4

A advertência sobre a necessidade de selecionar uma sub-rede pública para designar um endereço IPv4 público indica que você não escolheu corretamente a configuração da rede. Para configurar corretamente:

• Selecione uma sub-rede pública na sua VCN (Virtual Cloud Network).
  • Certifique-se de que você tenha configurado uma Gateway de Internet para permitir o acesso público.
  • Quando for selecionar a sub-rede, também verifique se você tem o Endereço IPv4 público configurado corretamente. Se estiver criando uma instância que deve ser acessada externamente, isso é essencial.
  1. Problema com a Imagem

Caso o painel esteja demorando ou não permita selecionar a imagem, pode ser um erro temporário devido à instabilidade após o incidente anterior. Tente:

• Refazer a seleção da imagem, talvez escolhendo uma diferente (se disponível).
  • Escolher uma região diferente (como a região de São Paulo, por exemplo) caso a sua instância não esteja conseguindo criar uma imagem na região selecionada.

Pode ser útil também tentar um outro tipo de forma (shape) para a VM, caso o tipo que você está tentando selecionar esteja indisponível temporariamente.

1. Erro no Final da Criação da VM

Se o erro ocorre no final da criação da máquina virtual, é possível que ele esteja relacionado a um problema de configuração com a rede, forma, ou imagem. Certifique-se de revisar os seguintes pontos:

• Verifique se a rede e sub-rede estão configuradas corretamente.
  • Confirme se as políticas de segurança e grupos de segurança estão bem definidas para permitir o tráfego, caso esteja tentando acessar a VM de fora.
  • Caso o problema continue, tente também limpar o cache ou usar outro navegador, pois pode ser um problema de exibição ou cache no painel.
  1. Verificar o Status da Oracle Cloud

Se os problemas persistirem, pode ser interessante verificar o status dos serviços da Oracle Cloud (como foi enviado no e-mail que você recebeu) para confirmar se o incidente que afetou a infraestrutura no dia 19 de novembro ainda tem algum impacto residual. Para isso, você pode acessar a página de status da Oracle Cloud: Oracle Cloud Status.

Dicas Finais:

• Limpar a configuração atual e tentar novamente: Se o painel estiver com algum comportamento estranho ou não permitir alterar as opções, pode ser útil sair e tentar refazer a configuração do zero.
  • Reiniciar o navegador ou usar uma aba anônima: Problemas de cache no painel podem ser resolvidos dessa forma.
  • Entrar em contato com o Suporte da Oracle: Se nada disso resolver, você pode entrar em contato com o suporte técnico da Oracle, fornecendo o código de referência (ac71592a) que você mencionou no e-mail. Eles podem fornecer mais detalhes específicos sobre sua conta ou recursos.

A plataforma continua com instabilidade principalmente se sua conta é free...
Tenta as opções acima e se não resolver espere alguns dias para ver se normaliza.
Qualquer duvida comente ai.
Bons estudos.